Topo

Vasco

Vasco acerta com Abel Braga e treinador comandará equipe em 2020

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

16/12/2019 18h38

Abel Braga é o novo técnico do Vasco. A diretoria cruzmaltina e o treinador chegaram a um acordo na tarde de hoje (16), após longa reunião, e ele comandará a equipe de São Januário na próxima temporada. Este é o primeiro reforço do clube no Mercado da Bola para 2020.

Abel chega para substituir Vanderlei Luxemburgo, que não renovou com o Vasco e foi para o Palmeiras.

Em comunicado oficial, o Vasco ressaltou a história que Abel Braga tem no clube. Quando jogador, ele defendeu o cruzmaltino, conquistou o Campeonato Carioca de 1977 e formou defesa histórica com Orlando Lelé, Geraldo e Marco Antônio: a "Barreira do Inferno".

O novo comandante cruzmaltino passou por Flamengo e Cruzeiro neste ano, tendo pedido demissão em ambos. Ele deixou o Rubro-Negro em maio, após momento conturbado com a torcida e diretoria. Já no caso do clube mineiro, entregou o cargo após a derrota para o CSA, no Mineirão, na 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Esta será a quarta passagem de Abel Braga por São Januário. A primeira, ainda como jogador, foi entre 1976 e 1979. Posteriormente, já como técnico, esteve na Colina em 1995 e em 2000.

Veja comunicado do Vasco na íntegra:

"O Club de Regatas Vasco da Gama acertou nesta segunda-feira (16/12) a contratação do técnico Abel Braga. O profissional, de 67 anos, tem uma história importante no Gigante da Colina, onde foi jogador na década de 70 e treinador em duas oportunidades - a última delas em 2000. Abel vai assinar contrato por um ano. Em breve, o Clube divulgará detalhes da formação de sua comissão técnica e de sua apresentação oficial.

Ex-zagueiro da seleção brasileira, Abel Braga formou com Lelé, Orlando e Marco Antônio uma das zagas mais famosas do Cruzmaltino, conhecida como "Barreira do Inferno" [N. R.: na verdade, a zaga tinha Orlando Lelé, Geraldo e Marco Antônio]. Pelo Vasco, Abelão conquistou o título carioca de 1977. Depois, graças à ótima fase com a camisa vascaína, disputou a Copa do Mundo de 1978, na Argentina, e seguiu carreira no exterior, mais precisamente no Paris Saint-Germain, da França.

Como técnico, a primeira oportunidade no Vasco foi em 1995. Cinco anos depois, voltou à Colina substituindo Antônio Lopes. Sob seu comando, o Vasco conquistou a Taça Guanabara com uma história goleada de 5 a 1 sobre o Flamengo - o famoso jogo do "chocolate" que marcou para sempre a torcida cruzmaltina.

No currículo, o treinador tem como principais títulos a Copa Libertadores de 2006 e o Campeonato Mundial do mesmo ano pelo Inter-RS. Em 2012, sagrou-se campeão brasileiro pelo Fluminense. No âmbito estadual, conquistou quatro títulos cariocas: 2004 (Flamengo), 2005 (Fluminense), 2012 (Fluminense) e 2019 (Flamengo); dois títulos gaúchos: 2008 (Inter-RS) e 2014 (Inter-RS); dois títulos paranaenses: 1998 (Atlético-PR) e 1999 (Coritiba); e um título pernambucano: 1987 (Santa Cruz).

Vasco