Topo

Vasco

Técnico Vanderlei Luxemburgo não permanecerá no Vasco em 2020

Alexandre Araújo e Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

13/12/2019 17h25

O técnico Vanderlei Luxemburgo não ficará no Vasco para a próxima temporada. O treinador, que chegou a São Januário no começo do Campeonato Brasileiro, se despediu do clube hoje (13), após algumas reuniões sem sucesso com a diretoria.

A reportagem apurou que a saída de Luxa representou uma derrota para o departamento de futebol. Nos últimos dias, o "vestiário" cruzmaltino discutia com o departamento financeiro sobre as possíveis garantidas pedidas pelo treinador para 2020. Enquanto dirigentes ligados ao campo insistiam que havia solução, aqueles ligados ao "caixa" informaram que não era possível sinalizar com uma verba que não entraria. Sem isso, Vanderlei deixou o clube.

A permanência do técnico era uma das prioridades do Vasco para 2020 no mercado da bola, mas as partes não chegaram a um denominar comum. Nas tratativas, Luxa fez algumas exigências, como salários em dia ao elenco e um time competitivo.

A informação da saída de Luxa foi noticiada inicialmente pelo Grupo Globo e confirmada pela reportagem do UOL Esporte. Na sequência, o treinador se posicionou.

Em nota divulgada em rede social, Luxa fez elogios à torcida do Vasco e agradeceu o carinho que recebeu durante os oito meses em que esteve no clube. Além disso, garantiu ter feito uma proposta dentro da realidade do Cruzmaltino e apontou que se permite "pensar grande".

"Sei das dificuldades financeiras do Vasco da Gama e fiz uma proposta dentro da realidade que eu entendo não afetar o lado financeiro Clube, porém pelo trabalho realizado esse ano, que para um clube do tamanho do Vasco da Gama foi pouco, sou ambicioso e me permito pensar grande, tenho objetivo de buscar sempre conquistas e títulos, o que me faz pensar no todo, por isso preferi deixar o presidente a vontade", disse, em trecho do comunicado.

#Repost @luxaoficial ? ? ? ? ? ? Vanderlei Luxemburgo agradece a torcida e ao Vasco Após oito meses e com enorme sentimento de gratidão e respeito, quero agradecer ao CR Vasco da Gama e sua torcida, sei que construímos uma relação calcada em confiança e respeito mútuo. Cada dificuldade nos fortaleceu, mas os gestos de carinho do torcedor para comigo só me fez perceber o quanto o futebol ainda está vivo dentro de todos nós. Parabéns torcida vascaína, vocês nos ajudaram muito na manutenção da equipe na primeira divisão, lugar do Vasco da Gama, quero agradecer também aos funcionários do Clube, aos atletas e a direção, a convivência e o trabalho foram maravilhosos. Saio com o sentimento de ter contribuído para mais um momento importante da vida desse Gigante e a partir desse instante, como acabo de encerrar as negociações para a renovação do contrato, para que cada um possa seguir o seu caminho. Para deixar claro, a minha proposta de renovação, não teve como principal aspecto o lado financeiro. Sei das dificuldades financeiras do Vasco da Gama e fiz uma proposta dentro da realidade que eu entendo não afetar o lado financeiro Clube, porém pelo trabalho realizado esse ano, que para um clube do tamanho do Vasco da Gama foi pouco, sou ambicioso e me permito pensar grande, tenho objetivo de buscar sempre conquistas e títulos, o que me faz pensar no todo, por isso preferi deixar o presidente a vontade. Por responsabilidade sei que o trabalho para 2020 começa imediatamente, não posso deixar essa situação se arrastar e prejudicar o Vasco. Muito obrigado a todos. Vanderlei Luxemburgo

Uma publicação compartilhada por Tuddo Comunicação (@tuddocomunicacao) em

Ao longo da temporada, o comandante vinha avisando que só ficaria caso a cúpula cumprisse com as promessas feitas, dentre elas, terminar o ano com os salários em dia.

Pelo Vasco, Luxemburgo teve 34 jogos, tendo 12 vitórias, 12 empates e 10 derrotas. Ele assumiu o comando quando o time estava na lanterna do Brasileiro e conseguiu a classificação à Copa Sul-Americana do ano que vem.

Apesar do passado com o Flamengo, clube do qual é torcedor declarado, Luxa caiu nas graças da torcida vascaína. Além dos bons resultados em campo, os discursos antes dos jogos também conquistaram os cruzmaltinos. Recentemente, ele chegou a participar da campanha de associação feita e doou 500 cadastros.

O treinador também foi peça essencial no acerto com alguns jogadores do elenco, como Guarín e Richard.

Veja nota do Luxemburgo na íntegra:

"Após oito meses e com enorme sentimento de gratidão e respeito, quero agradecer ao CR Vasco da Gama e sua torcida, sei que construímos uma relação calcada em confiança e respeito mútuo.
Cada dificuldade nos fortaleceu, mas os gestos de carinho do torcedor para comigo só me fez perceber o quanto o futebol ainda está vivo dentro de todos nós.
Parabéns torcida vascaína, vocês nos ajudaram muito na manutenção da equipe na primeira divisão, lugar do Vasco da Gama, quero agradecer também aos funcionários do Clube, aos atletas e a direção, a convivência e o trabalho foram maravilhosos.
Saio com o sentimento de ter contribuído para mais um momento importante da vida desse Gigante e a partir desse instante, como acabo de encerrar as negociações para a renovação do contrato, para que cada um possa seguir o seu caminho.
Para deixar claro, a minha proposta de renovação, não teve como principal aspecto o lado financeiro.
Sei das dificuldades financeiras do Vasco da Gama e fiz uma proposta dentro da realidade que eu entendo não afetar o lado financeiro Clube, porém pelo trabalho realizado esse ano, que para um clube do tamanho do Vasco da Gama foi pouco, sou ambicioso e me permito pensar grande, tenho objetivo de buscar sempre conquistas e títulos, o que me faz pensar no todo, por isso preferi deixar o presidente a vontade.
Por responsabilidade sei que o trabalho para 2020 começa imediatamente, não posso deixar essa situação se arrastar e prejudicar o Vasco.
Muito obrigado a todos.
Vanderlei Luxemburgo"

O Vasco também se posicionou, agradeceu o trabalho realizado por Luxemburgo e informou que anunciaria em breve um novo profissional para comandar o time.

Veja nota oficial do Vasco na íntegra:

"O Club de Regatas Vasco da Gama comunica nesta sexta-feira (13/12) que o técnico Vanderlei Luxemburgo não seguirá à frente do time na temporada de 2020.
O Clube agradece o profissional pelo trabalho realizado durante sua passagem pelo Cruzmaltino. Vanderlei foi, sob diversos aspectos, um importante parceiro da Diretoria Administrativa e do grupo de atletas.
Sob o comando do treinador, o Vasco disputou 37 jogos, com 15 vitórias, 12 empates e 10 derrotas, terminando o Campeonato Brasileiro na 12ª colocação.
O Clube fez todos os esforços necessários para que o técnico permanecesse, sem, no entanto, abrir mão de sua política financeira austera.
Em breve, o Club de Regatas Vasco da Gama irá anunciar o nome do novo técnico."

Vasco