Topo

Jornalista detona gesto de Xhaka na Copa e é criticada pelo pai do atleta

Jornalista Zana Avdiu e jogador suíço Granit Xhaka - Foto 1: Divulgação/Facebook | Foto 2: Richard Sellers/Getty Images
Jornalista Zana Avdiu e jogador suíço Granit Xhaka Imagem: Foto 1: Divulgação/Facebook | Foto 2: Richard Sellers/Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

07/12/2022 10h17

Classificação e Jogos

Granit Xhaka foi alvo de críticas da jornalista Zana Avdiu, por ter feito um gesto tido como obsceno na vitória da Suíça sobre a Sérvia por 3 a 2, pela fase de grupos da Copa do Mundo 2022. Ao comemorar um pênalti perdido pelos sérvios, o meio-campista pôs as mãos nas partes íntimas, enquanto discutia com os adversários.

O pai do jogador não gostou das declarações da apresentadora e afirmou que a comemoração "não foi feita para ofender ninguém".

"O gesto de Granit (Xhaka) não foi político e nem machista. Granit é Granit. Ele não fez esse gesto para ofender ninguém. Essas pessoas [se referindo aos sérvios] insultam sua mãe, sua esposa e filhos, fazem uma série de gestos, cantam 'Matem os albaneses!'", diz Ragip, o pai de Xhaka.

Na ocasião, Zana Avdiu disparou no Facebook, logo após o gesto: "O ato de Granit Xhaka é uma vergonha. Um ato de um menino de rua", e acrescentou no programa em que apresenta na TV de Kosovo: "O que isso diz sobre nossa sociedade quando celebramos tal gesto?"

O pai de Xhaka, etnicamente albanês, com raizes kosovares, região que possui uma rixa histórica com a Sérvia, rebateu: "Se ela chama Granit Xhaka de menino de rua, é uma pena. A mulher que se senta neste programa não tem ideia sobre esportes, emoções ou albaneses".

Quem vai ser campeão da Copa do Mundo? Vote!

Enquete encerrada

Total de 7283 votos
20,07%
Stefan Matzke - sampics/Corbis via Getty Images
12,32%
Kirill KUDRYAVTSEV / AFP
5,84%
Matthias Hangst/Getty Images
1,25%
Alex Grimm/Getty Images