Topo

Suíça vence Sérvia em jogo frenético e pega Portugal nas oitavas da Copa

Jogadores da Suíça comemoram gol contra a Sérvia, pela Copa do Mundo do Qatar - Francois Nel/Getty Images
Jogadores da Suíça comemoram gol contra a Sérvia, pela Copa do Mundo do Qatar Imagem: Francois Nel/Getty Images

Gabriel dos Santos e Rodrigo Mattos

Colaboração para o UOL, em São Paulo e em Doha (Qatar)

02/12/2022 18h00

Classificação e Jogos

A Suíça venceu a Sérvia por 3 a 2, hoje (2), no estádio 974, e confirmou a classificação às oitavas de final da Copa do Mundo do Qatar como segundo colocado do grupo G, liderado pelo Brasil.

O jogo foi animado e, além dos cinco gols, contou com duas viradas: a Suíça saiu na frente com Shaqiri, viu a Sérvia virar com gols de Mitrovic e Vlahovic, mas voltou novamente à frente do placar após gols de Embolo e Freuler para se garantir no mata-mata da Copa sem depender de outros resultados.

A Suíça ficou a apenas um gol de desbancar o favorito Brasil e passar na primeira colocação. A vitória por 3 a 2, que a deixou em segundo, fez com que a seleção europeia enfrente Portugal nas oitavas de final. O jogo está marcado para a próxima terça (6), às 16h (de Brasília), no estádio Lusail.

A Sérvia, por sua vez, ficou na lanterna da chave, com apenas um ponto, e acabou eliminada do Mundial do Qatar.

Uma chance atrás da outra!

Antes do primeiro minuto de jogo já dava para perceber que o primeiro tempo seria movimentado. Com segundos no cronômetro, a Suíça criou duas oportunidades claras na mesma jogada e, por pouco, não abriu o placar. O goleiro Vanja Milinkovic-Savic salvou a Sérvia e defendeu finalizações de Embolo e Xhaka.

Trave impede gol da Sérvia

A Sérvia, porém, não se abateu com a pressão suíça no início e logo deu as caras. Aos 10, Zivkovic finalizou de fora da área e mandou na trave. O goleiro Kobel, que substituiu o titular Sommer, gripado, na Suíça, sequer pulou na bola, mas impediu o gol após desvio de Vlahovic no rebote.

Shaqiri abre o placar

Foi a Suíça quem saiu na frente. Aos 19 minutos da etapa inicial, após boa jogada trabalhada, Sow serviu Shaqiri, que bateu de primeira para inaugurar o placar. Na comemoração, o camisa 23 pediu silêncio aos torcedores sérvios, que o vaiavam a cada toque na bola.

Shaqiri provoca sérvios após fazer o primeiro gol da Suíça - Jeroen van den Berg/Soccrates/Getty Images - Jeroen van den Berg/Soccrates/Getty Images
Shaqiri provoca sérvios após fazer o primeiro gol da Suíça
Imagem: Jeroen van den Berg/Soccrates/Getty Images

Do 10 para o 9 e tudo igual

Depois de sair atrás, a Sérvia passou a dominar a Suíça e não demorou a empatar. Aos 26, Tadic deu bonito cruzamento para Mitrovic cabecear cruzado, sem chance para Kobel, e igualar o placar.

Vlahovic vira para a Sérvia...

A Sérvia aproveitou o melhor momento no jogo e conseguiu virar. Em jogada que parecia perdida, Vlahovic aproveitou saída de bola errada da Suíça, finalizou rasteiro e cruzado para marcar e dar a vantagem aos sérvios. Assim como Shaqiri, o centroavante também fez o gesto de "silêncio" na comemoração.

Dusan Vlahovic responde provocação de Shaqiri durante comemoração do segundo gol da Sérvia - Manan Vatsyayana/AFP - Manan Vatsyayana/AFP
Dusan Vlahovic responde provocação de Shaqiri durante comemoração do segundo gol da Sérvia
Imagem: Manan Vatsyayana/AFP

... mas Embolo empata de novo

Só que, de novo, a vantagem durou pouco. Em nova jogada coletiva, a Suíça chegou ao empate com Embolo, que aproveitou cruzamento rasteiro de Widmer para empurrar para o gol vazio e empatar a partida novamente aos 43.

Chuva de gols: Suíça vira com golaço

O segundo tempo voltou na mesma medida da etapa inicial. Logo aos 2 minutos, a Suíça já estava na frente de novo. Vargas recebeu na área e ajeitou de calcanhar, de primeira, para Freuler recolocar a equipe na frente.

Confusões, bate-boca e empurrões

No segundo tempo, jogadores da Suíça entraram em um princípio de atrito com reservas da Sérvia. O problema foi rapidamente controlado, mas rendeu cartão amarelo para Rajkovic, goleiro reserva da Sérvia. Nos minutos finais, nova confusão, com troca de empurrões entre os atletas dentro de campo. Xhaka, que fez um gesto obsceno, e Milenkovic foram advertidos pela arbitragem.

Atletas das seleções de Sérvia e Suíça se desentendem durante jogo - Javier Soriano/AFP - Javier Soriano/AFP
Atletas das seleções de Sérvia e Suíça se desentendem durante jogo
Imagem: Javier Soriano/AFP

FICHA TÉCNICA

SÉRVIA 2 x 3 SUÍÇA

Competição: Copa do Mundo, 3ª rodada do Grupo G
Data e horário: 2 de dezembro de 2022 (sexta-feira)
Local: estádio 974, em Doha (Qatar)
Público: 41.378
Árbitro: Fernando Andrés Rapallini (Argentina)
Assistentes: Juan Pablo Belatti (Argentina) e Diego Yamil Bonfá (Argentina)
VAR: Mauro Vigliano (Argentina)
Cartões amarelos: Widmer, Vargas, Xhaka e Schär (SUÍ), Sergej Milinkovic-Savic, Pavlovic, Rajkovic, Mitrovic e Milenkovic (SÉR)

Gols: Shaqiri (SUÍ), aos 19'/1ºT (0-1), Mitrovic (SÉR), aos 26'/1ºT (1-1), Vlahovic (SÉR), aos 34'/1ºT (2-1), Embolo (SUÍ), aos 43'/1ºT (2-2) e Freuler, aos 2'/2ºT (2-3)

SÉRVIA: Vanja Milinkovic-Savic; Milenkovic, Veljkovic (Gudelj) e Pavlovic; Zivkovic (Radonjic), Lukic, Sergej Milinkovic-Savic (Maksimovic) e Kostic; Tadic (Djuricic); Vlahovic (Jovic) e Mitrovic. Técnico: Dragan Stojkovic

SUÍÇA: Kobel; Widmer, Akanji, Schär e Ricardo Rodríguez; Freuler e Xhaka; Sow (Edimilson Fernandes), Vargas (Fassnacht) e Shaqiri (Zakaria); Embolo (Okafor). Técnico: Murat Yakin

  • O Posse de Bola comenta o jogo entre Brasil e Camarões, confrontos das oitavas e mais da Copa do Qatar. Assista:

Qual a grande decepção da Copa do Mundo na 1ª fase?

Resultado parcial

Total de 2758 votos
58,74%
Thaier Al-Sudani/Reuters
16,68%
BSR Agency/Getty Images
5,33%
Hector Vivas - FIFA/FIFA via Getty Images
1,85%
Khalil Bashar/Jam Media/Getty Images
0,62%
Matteo Ciambelli/DeFodi Images via Getty Images
5,33%
Jam Media/Getty Images
11,46%
Susana Vera/Reuters