Topo

Torcedora é retirada de jogo entre Sérvia e Suíça, após gesto provocativo

Torcedora fez gesto que remete à águia negra de duas cabeças, símbolo da bandeira da Albânia - Reprodução
Torcedora fez gesto que remete à águia negra de duas cabeças, símbolo da bandeira da Albânia Imagem: Reprodução

Karina Merli

Do UOL, em São Paulo

02/12/2022 21h04

Classificação e Jogos

A vitória da Suíça sobre a Sérvia por 3 a 2 desta tarde, pelo Grupo G da Copa do Mundo, foi emocionante e com algumas confusões em campo, inclusive entre reservas.

Fora das quatro linhas, uma mulher que não estava trajada com nenhum uniforme das equipes, foi retirada do Estádio 974, após fazer o gesto que representa a bandeira da Albânia: uma águia negra de duas cabeças. A ação é provocativa à Sérvia, que nunca reconheceu a autonomia da região de Kosovo, cuja a maioria da sua população é de origem albanesa.

Em jogo entre as seleções no ano de 2018, atletas da seleção Suíça, Xhaka e Shaqiri fizeram o mesmo gesto. Ambos têm relação com o povo kosovar. O atacante nasceu em Kosovo, enquanto os pais do meio-campista são de lá e foram perseguidos pelo exército sérvio.

No duelo desta tarde, Xhaka esteve novamente envolvido em confusão. Após sérvios pedirem pênalti em cima de Mitrovic, o camisa 10 iniciou uma discussão e levou as mãos às partes íntimas, o que provocou revolta no banco de reservas da Sérvia. Rajkovic, goleiro reserva do país, acabou levando amarelo por isso. Perto do fim do jogo, Xhaka e Mitrovic discutiram e foram contidos pela arbitragem.

O que há por trás da manifestação?

Em 17 de fevereiro de 2018, Kosovo declarou independência unilateral, o que significa que a Sérvia ainda considera o local como parte de seu território. Historicamente, durante a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), ambos eram parte da Iugoslávia, assim como Bósnia, Eslovênia, Macedônia e Montegro, além da região autônoma Vojvodina.

Diante do avanço do nacionalismo sérvio no antigo país da Iugoslávia, as manifestações culturais albanesas — que representam maioria da população — passaram a ser perseguidas. O idioma albanês foi proibido de ser ensinado nas escolas e movimentos políticos vetados, contrariando o desejo das pessoas que ali viviam e que ansiavam pela independência do local para se unir à Albânia.

Diante de tal cenário, formou-se o Exército Libertador de Kosovo (KLA), a mando do então presidente da Iugoslávia, Slobadan Milosevic e um conflito com forças armadas sérvias se iniciou, o qual ficou conhecido por Guerra de Kosovo. Apenas três anos após o início do conflito, em 1999, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) interferiu. A partir de então, foram 78 dias de bombardeios intensos na região e milhares de mortos.

Para os sérvios, a região de Kosovo sempre foi parte de seu país. Isso porque muito antes dos conflitos do século XX, em 1389. O local teria sido palco da união entre príncipes da Sérvia para lutarem contra o Império Otomano. Este, por sua vez, teria um número considerável de grão-vizires, o equivalente a primeiro-ministro nos dias atuais, de origem albanesa. Do lado albanês, a argumentação é semelhante, a região também seria o berço de sua civilização e seriam o seu povo legítimo.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado no texto, a Iugoslávia não fazia parte da União Soviética. O erro foi corrigido.