Topo

Capitão da Suíça se rende à qualidade do Brasil: 'podem montar três times'

Granit Xhaka e Bruno Guimarães em ação na partida entre Brasil e Suíça, pela Copa do Mundo do Qatar - Charlotte Wilson/Getty
Granit Xhaka e Bruno Guimarães em ação na partida entre Brasil e Suíça, pela Copa do Mundo do Qatar Imagem: Charlotte Wilson/Getty

Gabriel Carneiro, Igor Siqueira, Danilo Lavieri e Pedro Lopes

Do UOL, em Doha (Qatar)

28/11/2022 16h06

Classificação e Jogos

A Suíça quase conseguiu segurar o ataque da seleção brasileira, mas acabou levando um golaço de Casemiro na reta final da partida e terminou derrotada na segunda rodada do Grupo G. Após a partida, o capitão Granit Xhaka enalteceu a qualidade técnica da equipe comandada por Tite dizendo que o Brasil pode "montar três times" com seus jogadores.

"O Brasil tem uma qualidade muito grande, sabe jogar pelo chão. É diferente da Sérvia, que joga mais em cruzamentos, com Mitrovic. O Brasil tem muita qualidade. Até conseguimos fazer algumas coisas boas hoje, mas eles são muito bons. Podem montar três times", afirmou o camisa 10 suíço, na zona mista.

Na sequência, Xhaka elogiou o autor do gol que garantiu a classificação antecipada às oitavas de final do torneio para a seleção pentacampeã do mundo.

"Casemiro jogou muito bem no Real Madrid, agora está indo muito bem no Manchester United. É sempre bom assisti-lo e jogar contra. Uma pena que ele fez gol contra a gente hoje", completou o meio-campista de 30 anos, que defende o Arsenal.

Apesar da derrota, a Suíça segue na segunda colocação da chave, com três pontos. Camarões e Sérvia, que empataram mais cedo em um jogo de seis gols, possuem apenas um ponto, ficando fora da zona de classificação, mas seguem na disputa pela segunda vaga para o mata-mata na rodada final da fase de grupos.

As partidas decisivas do Grupo G serão disputadas na próxima sexta (2), às 16h (de Brasília). Os duelos serão Sérvia x Suíça e Brasil x Camarões.

Veja fotos da partida entre Brasil e Suíça da Copa do Mundo do Qatar

Os suíços se classificam com uma vitória ou com um empate. Se forem derrotados no confronto direto, serão eliminada do torneio. Isso significa que a Sérvia precisa vencer os rivais europeus para seguir no torneio — para eles, um empate não serve.

Camarões, por sua vez, precisa vencer o Brasil e torcer por um tropeço da Suíça diante da Sérvia. Nesse cenário, se os africanos ganharem e a Suíça empatar, a vaga será decidida nos critérios de desempate. O primeiro é o saldo de gols, que a Suíça vai levando a melhor por estar zerada, enquanto os camaroneses estão com um negativo. No segundo, quantidade de gols marcados, os camaronenses estão com vantagem por 3 a 1.

  • O Posse de Bola comenta os melhores momentos de Brasil x Suíça, a escalação de Tite, possíveis adversários nas oitavas e mais destaques da Copa do Mundo do Qatar. Assista:

Brasil 1 x 0 Suíça: quem foi o melhor jogador em campo?

Resultado parcial

Total de 1623 votos
37,89%
NELSON ALMEIDA/AFP
17,74%
Nelson Almeida/AFP
32,10%
Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images
3,82%
Clive Brunskill/Getty Images
1,60%
Clive Brunskill/Getty Images
6,84%
Ryan Pierse - FIFA/FIFA via Getty Images