Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Por que dupla de time sensação da Europa comemorou gol 'fumando maconha'?

Líder disparado do Campeonato Alemão, prestes a encerrar uma fama enorme de "amarelão" para conquistar pela primeira vez na história o título nacional e tratado como um dos times mais interessantes do futebol mundial na atualidade, o Bayer Leverkusen protagonizou uma cena das mais incomuns na semana passada.

Após marcar o gol que abriu a goleada por 4 a 0 sobre o Fortuna Düsseldorf, na última quarta-feira, pelas semifinais da Copa da Alemanha, o ala direito holandês Jeremie Frimpong chamou o meia-atacante Amine Adli para protagonizar uma "comemoração maconheira".

Primeiro, Adli simulou bolar um baseado de maconha. Depois, Frimpong pegou o cigarro imaginário, acendeu-o, deu uma pitada e passou o beck para o companheiro repetir o gesto.

O motivo da comemoração

Não se sabe se Frimpong e Adli são usuários ou entusiastas da maconha. A única informação concreta sobre isso é que nenhum deles foi até hoje flagrado em exames antidoping - a erva continua sendo considerada doping, ainda que gere suspensões mais brandas do que outras substâncias.

A comemoração de gol que ambos protagonizaram (e que tem feito um sucesso danado nas redes sociais nos últimos dias) está ligada à mudança na legislação alemã relativa à cannabis.

Na última segunda-feira, ou seja, dois antes da semifinal da Copa da Alemanha, o país legalizou o consumo recreativo de maconha. Pela nova lei, que entrará em vigor em julho, pessoas acima de 18 anos terão o direito de transportar até 25 gramas da droga em vias públicas e poderão cultivar até três plantas de cannabis em suas residências.

Quem são eles?

Frimpong é uma das peças-chaves do esquema de Xabi Alonso que transformou o Leverkusen em sensação do futebol europeu. Apesar de ser teoricamente um jogador de defesa, ele já marcou 12 gols nesta temporada e é o terceiro maior artilheiro do time.

Continua após a publicidade

Formado nas categorias de base do Manchester City, o holandês de origem ganesa passou duas temporadas no Celtic e chegou ao clube alemão em 2021. No entanto, só agora, aos 23 anos, ele realmente "estourou" e passou a ser visto como um dos melhores do mundo na sua posição.

Já Adli não goza de tanto prestígio quanto o companheiro de comemoração. Meia-atacante nascido na França, mas que optou por defender a seleção de Marrocos, ele nem sempre é escalado como titular. Pelo contrário, tem saído do banco na maioria dos compromissos mais recentes. Mesmo assim, já soma 11 assistências em 2023/24.

Ídolo do Liverpool já 'cheirou' a linha de fundo

A comemoração de Frimpong e Adli remete a outra uma festança pós-gol que acabou se tornando icônica e é lembrada até hoje, mesmo 25 anos depois de ser executada.

Em 1999, o atacante Robbie Fowler, então ídolo do Liverpool, marcou no clássico contra o Everton e comemorou como se estivesse cheirando a linha de fundo. O gesto foi uma provocação à torcida adversária, que frequentemente o acusava de ser usuário de cocaína.

Pela comemoração, que foi considerada como uma apologia às drogas, Fowler pegou quatro jogos de suspensão. Já os jogadores do Leverkusen não devem ser punidos, uma vez que o uso de maconha agora é legal na Alemanha.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes