Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Que times disputam contratação de Thiago Motta, técnico sensação na Itália?

Pela primeira vez desde que Leonardo deixou o comando da Inter de Milão, há 13 anos, um treinador nascido no Brasil tem boas chances de dirigir um clube do mais alto escalão do futebol europeu.

Sensação no Calcio nesta temporada à frente de um Bologna que luta por vaga na próxima Liga dos Campeões da Europa, o ex-volante naturalizado italiano Thiago Motta tem tudo para dar um upgrade na carreira e assumir um time de ponta no segundo semestre.

Faltando menos de três meses para o fim do seu contrato, o técnico de 41 anos tem se recusado a negociar uma renovação de contrato com o clube onde trabalha desde 2022 porque sabe que há um mar de possibilidades lhe esperando na próxima janela de transferências.

Dança das cadeiras

Três clubes da prateleira mais alta do futebol do Velho Continente já anunciaram que encerrarão seus trabalhos atuais em junho e terão novos treinadores para 2024/25: Barcelona (Xavi Hernández), Bayern de Munique (Thomas Tuchel) e Liverpool (Jürgen Klopp).

Há ainda pelo menos um trio de potências europeias cujos técnicos não estão tão seguros assim no cargo e também correm risco de serem demitidos na virada da temporada: Juventus (Massimiliano Allegri), Manchester United (Erik tem Hag) e Chelsea (Mauricio Pochettino).

Ou seja, há um mínimo de seis vagas das mais cobiçadas do mercado internacional de treinadores às quais Thiago Motta pode se candidatar. Isso sem contar outras oportunidades que possam eventualmente se abrir, dependendo dos resultados da reta final dos campeonatos nacionais, da Liga dos Campeões e das outras competições europeias.

Onde Thiago Motta pode pintar?

Dos clubes com mudança de treinador já decidida, o mais próximo do ítalo-brasileiro é o Barcelona. Afinal, Thiago Motta foi revelado nas categorias de base culé e entende muito bem o estilo de futebol praticado na Catalunha.

Continua após a publicidade

Não à toa, ainda no comecinho deste ano, a rádio espanhola "Cadena Ser" cravou que o atual técnico do Bologna é o favorito para suceder Xavi no comando de Robert Lewandowski, Vitor Roque e cia.

Nos últimos dias, depois que Xabi Alonso anunciou que permanecerá no Bayer Leverkusen na próxima temporada, o nome do ex-volante também começou a ser ventilado também no Liverpool.

O espanhol era a opção número um da diretoria inglesa. Sem ele, o português Ruben Amorim (Sporting), o italiano Roberto de Zerbi (Brighton) e Thiago Motta passaram a disputar a preferência.

Há ainda a opção de a Juventus optar por uma mudança na comissão técnica. Nesse caso, ele também surgirá como um candidato natural, já que é uma cria do futebol italiano, completamente adaptado ao Calcio, e o "treinador da moda" no país.

Volta à Champions após 60 anos

Surpresa da temporada, o Bologna inicia a 31ª rodada do Campeonato Italiano na quarta colocação, justamente a última que dá vaga para a próxima edição da Liga dos Campeões da Europa -a Itália ainda tem chances classificar um quinto time, dependendo do coeficiente do país neste ano.

Continua após a publicidade

A diferença da equipe de Thiago Motta para a Roma, quinta colocada, é de cinco pontos (57 a 52). Ou seja, ela está mais próxima de ultrapassar a Juventus (59) e assumir o terceiro posto do que de sair da zona da Champions.

O compromisso do Bologna neste fim de semana não é, pelo menos em tese dos mais complicados: enfrenta o Frosinone, que luta contra o rebaixamento, amanhã, fora de casa. Até o fim da temporada, ainda terá confrontos diretos contra Roma e Juventus.

Caso realmente se classifique para a Liga dos Campeões, o time participará da competição de futebol mais importante do planeta apenas pela segunda vez. Sua estreia, lá em 1964/65, durou só um mata-mata: foi eliminado no sorteio, após uma vitória e uma derrota, pelo Anderlecht.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes