Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

7 caras novas que podem aparecer na 1ª convocação de Dorival para seleção

Recém-contratado pela CBF com o objetivo de levar o Brasil até a Copa do Mundo-2026, que será organizada em conjunto por Estados Unidos, México e Canadá, Dorival Júnior irá anunciar amanhã sua primeira lista de convocados.

A relação, que deve contar com 23 nomes, será colocada à prova em amistosos contra dois pesos-pesados do futebol mundial: Inglaterra, em 23 de março, no estádio de Wembley (Londres), e Espanha, três dias depois, no Santiago Bernabéu (Madri).

Por se tratar de um novo treinador, com diferentes métodos de observação e de montagem de equipe, e também devido aos inúmeros problemas físicos enfrentados por convocáveis (Alisson, Éder Militão, Neymar, Gabriel Jesus, João Pedro, etc), a tendência é que a convocação de estreia do ex-comandante do São Paulo apresente várias novidades.

O "Blog do Rafael Reis" se antecipa à relação oficial e apresenta algumas caras novas que podem estrear ou voltar à seleção depois de um tempo de ausência.

MURILLO
Zagueiro, 21 anos, Nottingham Forest (ING)

Imagem
Imagem: James Gill - Danehouse/Getty Images

A melhor surpresa brasileira desta temporada na Inglaterra. Contratado do Corinthians no fim da janela de agosto, parecia que seria só mais um garoto a fazer número no imenso elenco do Nottingham Forest até ganhar experiência internacional. Mas, quase que de imediato, virou o melhor jogador do time. Mês a mês, Murillo vem sendo eleito o destaque individual do clube, que agora espera faturar uma bela grana com o jogador no próximo Mercado da Bola.

LUCAS PAQUETÁ
Meia, 26 anos, West Ham (ING)

Imagem
Imagem: TONY OBRIEN/REUTERS
Continua após a publicidade

O camisa 10 do West Ham deve ser o principal reforço de Dorival em seu primeiro compromisso na seleção. O meia está fora das convocações desde o começo da temporada europeia por estar sendo investigado por supostamente ter participado de um esquema de apostas esportivas. Mas o grande momento vivido por Paquetá na Inglaterra (e também a fase ruim vivida pela equipe canarinho) deve fazer a CBF abrir mão do rigor ético para permitir a volta do jogador.

BERALDO
Zagueiro, 20 anos, Paris Saint-Germain (FRA)

Imagem
Imagem: Instagram/Reprodução

Era jogador de Dorival no São Paulo até a virada do ano e ajudou demais o treinador na conquista da Copa do Brasil. Contratado pelo PSG, chegou com tudo na Europa e foi titular em sete das últimas oito partidas da equipe de Mbappé (inclusive em um confronto importante da Champions). Além de representar uma renovação para o miolo de zaga, Beraldo é também opção para a lateral esquerda, uma das posições mais carentes da seleção.

SAMUEL LINO
Lateral esquerdo, 24 anos, Atlético de Madri (ESP)

Imagem
Imagem: Javier Soriano/AFP
Continua após a publicidade

Atacante de origem, conquistou a confiança de Diego Simeone atuando como ala esquerdo e hoje pode dizer que é titular nas partidas mais importantes do Atlético de Madri. Mas, por ser uma opção mais ofensiva para os lados do campo, talvez tenha dificuldades para se adaptar a um sistema com quatro homens na defesa, com laterais e não alas, que costuma ser o preferido do novo treinador do Brasil.

JOÃO GOMES
Meia, 23 anos, Wolverhampton (ING)

Imagem
Imagem: Jack Thomas - WWFC/Wolves via Getty Images

O ex-Flamengo chegou a ser convocado por Ramón Menezes no começo do ano, mas não chegou a estrear pela seleção. Titular absoluto do Wolverhampton, João Gomes cresceu bastante de rendimento nas últimas rodadas da Premier League e até marcou dois gols no mesmo jogo (na vitória por 2 a 1 sobre o Tottenham). Com o declínio de Casemiro no Manchester United, pode acabar ganhando espaço como primeiro volante da equipe canarinho.

ANDREAS PEREIRA
Meia, 28 anos, Fulham (ING)

Imagem
Imagem: Getty Images
Continua após a publicidade

Lembrado aqui no Brasil por ter cometido o erro que decretou a derrota do Flamengo para o Palmeiras na final da Copa Libertadores da América de 2021, o meia vive um bom momento no Fulham e tem ajudado bastante o clube a permanecer no meio da tabela do Inglês. Andreas espera agora que a fase positiva seja recompensada com o retorno à seleção depois de quase seis anos de ausência -foi convocado em setembro de 2018 para amistosos contra EUA e El Salvador.

EVANILSON
Atacante, 24 anos, Porto (POR)

Imagem
Imagem: Pedro Nunes/Reuters

Se Dorival decidir que deve ter no elenco um homem de área mais típico para ser opção a Richarlison, Vitor Roque e Endrick, que se movimentam mais, o camisa 30 do Porto pode pintar como uma opção interessante. Evanilson já meteu 20 bolas nas redes nesta temporada e é o segundo brasileiro com mais gols na Europa em 2023/24. Além disso, descolou até um hat-trick (três gols em uma mesma partida) na Champions, um feito que é para poucos.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes