Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Ex-Cruzeiro e vendido à Inglaterra: quem é o goleador brasileiro na Europa?

O atacante brasileiro que mais balançou as redes no futebol europeu nesta temporada não estará na primeira convocação do novo técnico da seleção, Dorival Júnior, que será anunciada nesta sexta-feira.

Mas a situação de estar distante dos holofotes está prestes a mudar para Igor Thiago. O autor de 26 gols pelo Brugge em 2023/24 já está fazendo as malas para se juntar ao campeonato nacional mais badalado do planeta a partir do segundo semestre.

O atacante de 22 anos já está vendido para o Brentford, atual 16º colocado da Premier League. E o valor pago pelo jogador não foi pouco não: 33 milhões de euros (R$ 177 milhões), simplesmente a contratação mais cara da história do clube.

Quem é Igor Thiago?

Natural de Brasília, o artilheiro brasileiro na temporada europeia passou dois anos nas categorias de base do Cruzeiro até estrear pela equipe principal, no Campeonato Mineiro de 2020.

O centroavante passou mais dois anos no clube de Belo Horizonte, quase sempre como reserva e somou dez gols em 65 partidas. Em março de 2022, foi o primeiro jogador vendido para o exterior pelo clube depois se tornar uma SAF e passar a ser administrado por Ronaldo Fenômeno.

Negociado com o Ludogorets, ganhou duas edições do Campeonato Búlgaro em dois anos e disputou jogos das fases preliminares da Liga dos Campeões até chamar a atenção do Brugge. Em julho, os belgas toparam pagar 11 milhões de euros (R$ 59 milhões) por seus direitos econômicos, valor que será triplicado com sua venda para a Inglaterra.

Temporada mágica

Depois que chegou à Bélgica, a carreira de Igor Thiago ganhou uma nova proporção. Apesar de ainda faltarem três meses para o encerramento das atividades de 2023/24, esta já é a temporada mais goleadora da sua carreira.

Continua após a publicidade

O camisa 99 do Brugge é o terceiro colocado na artilharia do Campeonato Belga (16 tentos) e o vice-líder do ranking de gols da Conference League (quatro tentos), uma espécie de terceira divisão da Champions.

Na atual temporada, Igor Thiago tem pelo menos seis gols a mais do que qualquer outro jogador brasileiro em atividade na primeira divisão de alguma liga nacional da Europa. Seu número de bolas nas redes é maior do que a soma dos gols anotados por Rodrygo e Vinícius Júnior, companheiros no gigante Real Madrid e principais atacantes do futebol pentacampeão mundial na atualidade.

Artilheiros brasileiros na Europa (2023/24)

1 - Igor Thiago (Brugge-BEL): 26 gols
2 - Evanilson (Porto-POR): 20 gols
3 - João Pedro (Brighton-ING): 19 gols
4 - Matheus Saldanha (Partizan Belgrado-SER): 16 gols
5 - André Silva (Vitória de Guimarães-POR): 13 gols
Rodrygo (Real Madrid-ESP): 13 gols
7 - Clayton (Casa Pia-POR): 12 gols
Vinícius Júnior (Real Madrid-ESP): 12 gols
9 - Matheus Cunha (Wolverhampton-ING): 11 gols
Richarlison (Tottenham-ING): 11 gols
Willian José (Betis-ESP): 11 gols

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes