Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Titular na Champions e ainda na seleção, Pepe destrói recordes aos 41 anos

Três títulos de Liga dos Campeões, sete troféus de campeonatos nacionais, participação em quatro Copas do Mundo e quatro Euros e uma passagem das mais vitoriosas pelo Real Madrid, o clube mais poderoso do planeta.

Ao longo das últimas duas décadas, Pepe construiu uma longa história no futebol. E ela ainda não terminou.

Com 41 anos completados na última segunda-feira, o zagueiro nascido em Maceió (AL) continua sendo titular absoluto e usando a braçadeira de capitão do Porto. Também permanece dando as caras nas convocações da seleção portuguesa.

Mais que isso, tem batido recordes por onde passa: com a camisa lusa, na liga portuguesa e até na Champions.

O mais velho a...

Na semana passada, ao participar da vitória por 1 a 0 do Porto sobre o Arsenal, pelas oitavas de final da Champions, Pepe superou marca do galês Ryan Giggs e se transformou no jogador de linha mais velho a disputar uma partida dos mata-matas decisivos do torneio.

Em novembro, ainda durante a fase de grupos, o brasileiro naturalizado português já havia quebrado o recorde de atleta com maior idade a balançar as redes da competição interclubes mais badalada do planeta. A marca anterior pertencia ao italiano Francesco Totti, que fez seu último gol pela Roma quando tinha 38 anos.

Além da Champions, Pepe também é o jogador mais experiente a fazer um gol na reta final de Copas do Mundo (39 anos e 283 dias). Ele escreveu seu nome na história ao marcar contra a Suíça, nas oitavas do Qatar-2022.

Desde 2021, o camisa 3 detém ainda o recorde de mais velho a jogar por Portugal. Em toda a história da seleção, ele é o terceiro nome que mais foi a campo (134 partidas, menos apenas que seus contemporâneos Cristiano Ronaldo e João Moutinho).

Continua após a publicidade

Pepe também é reconhecido no Porto, time que defendeu entre 2004 e 2007 e onde está novamente desde 2019, como o único jogador na casa dos 40 anos já utilizado em partidas oficiais e como o atleta mais veterano a marcar um gol com a camisa dos "Dragões".

"É muito trabalho, muito sacrifício, uma paixão tremenda por esse esporte. É abdicar de momentos com a família, que são extremamente importantes. Tenho que aproveitar ao máximo, as minhas filhas sabem que eu sou muito feliz fazendo o que faço. Lembro de quando era um menino que sonhava em jogar futebol e fazer o que mais amo. Tenho que continuar com essa estrelinha e paixão. Sei que falta muito pouco para terminar, mas o pouco que falta vou fazer o possível para honrar esse esporte e o Porto", disse o zagueiro, que tem contrato até o fim da temporada e ainda não anunciou se continuará jogando ou encerrará a carreira após julho.

Champions virou prioridade

Com apenas uma vitória nas últimas quatro rodadas do Português, o Porto acabou se afastando da disputa do título desta temporada e a deixou nas mãos dos seus dois rivais mais tradicionais.

Após a realização de 23 das 34 rodadas previstas, a liderança pertence ao Benfica, que tem 58 pontos. O Sporting aparece com 56, mas tem uma partida a menos e só depende dele para recuperar a primeira posição. Já a equipe de Pepe ocupa o terceiro lugar, com 49.

Se o campeonato nacional já ficou em segundo plano, o Porto concentra agora suas forças na Champions. E a equipe portuguesa descolou um ótimo resultado no confronto de ida das oitavas. Graças à vitória em casa sobre o Arsenal, os lusos precisam apenas de um empate na Inglaterra, no dia 12 de março, para eliminar o favorito e continuar na competição.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes