Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

Na 'era Abel', Palmeiras tem mais títulos que Real, City, Bayern e PSG

Manchester City, Bayern de Munique, Real Madrid, Paris Saint-Germain, Barcelona, Liverpool. Nenhum dos clubes que fazem parte do primeiro escalão do futebol europeu (e, consequentemente, mundial) levantou nos últimos três anos mais troféus que o Palmeiras.

O período de sucesso coincide com a estadia de Abel Ferreira no Allianz Parque. Desde que desembarcou no Brasil, em novembro de 2020, como um total desconhecido em início de carreira, o treinador já conquistou oito títulos.

O nono está perto, com o time alviverde como grande favorito ao título do Brasileirão —dono do melhor saldo de gols, deve chegar à ultima rodada na liderança, mesmo que seja derrotado pelo Fluminense, hoje, no Allianz Parque.

O que Abel já ganhou?

Desde a chegada no futebol pentacampeão mundial, o treinador do Palmeiras nunca passou um ano inteiro em branco.

Em sua primeira temporada por aqui (2020), ganhou tanto a Copa do Brasil quanto a Copa Libertadores da América. No ano seguinte, repetiu a dose na esfera internacional e foi bicampeão do principal torneio do continente.

Na temporada passada, Abel completou sua coleção de títulos mais importantes, faturando o Paulista e o Brasileiro, além de ter vencido a Recopa Sul-Americana. Já neste ano, venceu o Estadual mais uma vez e faturou a inédita Supercopa do Brasil.

Quem também venceu?

É fato que os clubes brasileiros disputam uma quantidade maior de competições do que os times da maioria dos países. Ainda assim, o número de taças levantadas pelo Palmeiras desde 2020 revela um grau de dominância raro de se ver no mundo.

Continua após a publicidade

Apesar de ser o atual tricampeão inglês e de ter vencido a última Liga dos Campeões da Europa, o Manchester City ganhou "apenas" sete títulos nesse período. O oitavo pode ser celebrado no próximo mês, no Mundial de Clubes. Mas, até lá, é bem capaz que o time alviverde já tenha nove troféus.

Das forças minimamente relevantes no cenário internacional, a única que consegue superar o Palmeiras no número de títulos na "era Abel" é o Al-Ahly. O clube número um do Egito e da África como um todo faturou nove taças desde novembro de 2020, três delas da Champions do seu continente.

Títulos desde novembro de 2020

Al Ahly (EGI): 9
Palmeiras (BRA): 8
Manchester City (ING): 7
Bayern de Munique e Real Madrid (ESP): 6
Flamengo (BRA), Porto (POR) e Red Bull Salzburg (AUT): 5
Paris Saint-Germain (FRA): 4
Ajax (HOL), Barcelona (ESP) e Liverpool (ING): 3

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes