Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

Sem Boca e com 'força mínima' da Argentina: quem está na Libertadores-2024

A Copa Libertadores da América-2024 não contará com a participação dos dois maiores campeões da história da competição (Independiente e Boca Juniors) e pode ver a Argentina ser representada por uma "força mínima".

Dos 47 participantes da próxima edição do torneio interclubes mais importante do futebol sul-americano, 34 estão definidos. Brasil, Peru e Venezuela são os únicos países que já preencheram todas as suas vagas.

O Chile, em compensação, é a nação com o processo classificatório mais atrasado: só definiu até o momento um dos seus quatro representantes na competição.

Brasil e Argentina

País com maior presença na Libertadores (sete vagas, além da destinada ao atual campeão, Fluminense), o Brasil definiu ontem seus últimos classificados para a competição. Grêmio e Red Bull Bragantino venceram a disputa com o Athletico-PR e ficaram com os lugares derradeiros no torneio.

Já a Argentina corre risco de ser representada na próxima edição por apenas dois dos seus oito clubes que já levantaram a taça: River Plate e San Lorenzo.

Independiente, Boca, Argentinos Juniors e Vélez Sarsfield já não têm mais chances de classificação. Por outro, alguns times bem pouco tradicionais, como Platense, Godoy Cruz, Belgrano e Huracán, ainda estão na corrida por vaga.

De fevereiro a novembro

Os mata-matas preliminares da próxima edição da Libertadores têm início marcado para a semana do dia 7 de fevereiro. Já o pontapé inicial da fase de grupos está previsto para a primeira semana de abril.

Continua após a publicidade

A decisão do torneio continental também já tem data definida. O jogo que escolherá o sucessor do Fluminense no posto de campeão da América do Sul será disputado em 30 de novembro.

A Conmebol, no entanto, ainda não divulgou o palco da partida. O recém-remodelado Monumental de Núñez, casa do River Plate, em Buenos Aires (Argentina), desponta como favorito para receber a decisão.

Quem já está na Libertadores-2024

ARGENTINA: River Plate, Talleres, Rosario Central e San Lorenzo (faltam duas vagas)
BOLÍVIA: The Strongest e Bolívar (faltam duas vagas)
BRASIL: Palmeiras, Flamengo, São Paulo, Fluminense, Botafogo, Atlético-MG, Grêmio e Red Bull Bragantino
CHILE: Cobresal (faltam três vagas)
COLÔMBIA: Millonarios e Atlético Nacional (faltam duas vagas)
EQUADOR: Barcelona de Guayaquil, LDU, Independiente del Valle e El Nacional (falta uma vaga)
PARAGUAI: Libertad, Cerro Porteño e Sportivo Trinidense (falta uma vaga)
PERU: Universitario, Alianza Lima, Sporting Cristal e Melgar
URUGUAI: Peñarol e Liverpool (faltam duas vagas)
VENEZUELA: Deportivo Táchira, Caracas, Portuguesa e Academia Puerto Cabello

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes