Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Vini Jr. é outra vez o maior 'garçom' brasileiro na Europa; veja o top 10

Vinícius Júnior é o jogador brasileiro com mais passes para gol na Europa - GettyImages
Vinícius Júnior é o jogador brasileiro com mais passes para gol na Europa Imagem: GettyImages

Colunista do UOL

31/05/2023 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Pela segunda temporada consecutiva, nenhum jogador brasileiro distribuiu tantos passes para seus companheiros balançarem as redes no futebol europeu quanto Vinícius Júnior.

Cada vez mais protagonista no Real Madrid, o camisa 20 distribuiu 21 assistências pela equipe espanhola ao longo de 2022/23. A marca supera, inclusive, o seu recorde pessoal da temporada anterior, quando entregou de bandeja duas dezenas de bola para os parceiros transformarem em gols.

Vini não é só o grande "garçom" brasileiro desde julho passado, como também o líder de assistências do time merengue e o segundo colocado no ranking de passes para gol do Campeonato Espanhol (dez, contra 15 do francês Antoine Griezmann, do Atlético de Madri).

Contando também os tentos que ele próprio marcou (é o segundo maior artilheiro brasileiro na temporada europeia), o jogador revelado pelo Flamengo participou ativamente de 44 jogadas que movimentaram o placar em favor do Real no atual ciclo.

O craque merengue é também o único representante do futebol pentacampeão mundial que ultrapassou a barreira das 20 assistências ao longo de 2022/23.

Neymar (Paris Saint-Germain) e David Neres (Benfica), os outros integrantes do pódio dos grandes garçons brasileiros da temporada, distribuíram 17 e 15 passes para gol, respectivamente.

Além do trio, outros seis atletas aptos a vestir a camisa canarinho também distribuíram pelo menos dez assistências na temporada: David Neres (Benfica), Claudinho (Zenit São Petersburgo), Raphinha (Barcelona), Rodrygo (Real Madrid), Pepê (Porto) e Caio Henrique (Monaco).

Ainda em busca da sua primeira convocação para a seleção principal, Caio Henrique é o único jogador de defesa no top 10 dos garçons. O lateral esquerdo do Monaco completou exatamente dez passes para gol em 2022/23.

Quem também aparece no ranking é Malcom, o único brasileiro com mais gols do que Vinícius Júnior na temporada. Artilheiro do Campeonato Russo, o atacante do Zenit também mostrou solidariedade ao presentar seus companheiros de linha ofensiva com nove toques precisos.

O levantamento leva em consideração os jogadores que atuam na primeira divisão das 19 principais ligas nacionais do Velho Continente de acordo com os coeficientes da Uefa (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália, França, Holanda, Portugal, Bélgica, Escócia, Áustria, Sérvia, Turquia, Suíça, Ucrânia, República Tcheca, Noruega, Dinamarca, Croácia e Grécia), além da Rússia, que está suspensa da entidade por conta da guerra na Ucrânia.

O "Blog do Rafael Reis" publica ao longo desta e da próxima semana matérias que funcionam como uma espécie de resumo da temporada 2022/23 do futebol europeu. O ano dos clubes no Velho Continente termina no dia 10 de junho, com a final da Liga dos Campeões, entre Inter de Milão e Manchester City, no estádio Olímpíco Atatürk, em Istambul (Turquia).

Brasileiros com mais passes para gol na temporada

1 - Vinícius Júnior (Real Madrid-ESP): 21 assistências
2 - Neymar (Paris Saint-Germain-FRA): 17 assistências
3 - David Neres (Benfica-POR): 15 assistências
4 - Claudinho (Zenit São Petersburgo-RUS): 12 assistências
Raphinha (Barcelona-ESP): 12 assistências
6 - Rodrygo (Real Madrid-ESP): 11 assistências
7 - Caio Henrique (Monaco-FRA): 10 assistências
Pepê (Porto-POR): 10 assistências
9 - Evanilson (Porto-POR): 9 assistências
Felipe Anderson (Lazio-ITA): 9 assistências
Malcom (Zenit São Petersburgo-RUS): 9 assistências