Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

De volta à seleção, Malcom é o artilheiro brasileiro na Europa; veja top 10

Malcom é o artilheiro e melhor jogador do futebol russo nesta temporada - Mike Kireev/NurPhoto/Getty Images
Malcom é o artilheiro e melhor jogador do futebol russo nesta temporada Imagem: Mike Kireev/NurPhoto/Getty Images

30/05/2023 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

De volta à seleção brasileira após quase cinco anos de sua primeira (e até então) única convocação, Malcom não foi "apenas" o artilheiro do Campeonato Russo nesta temporada. O jogador do Zenit São Petersburgo é também o goleador máximo do país pentacampeão mundial na Europa em 2022/23.

O atacante, que foi chamado pelo técnico interino Ramon Menezes para os amistosos contra Guiné e Senegal, no próximo mês, meteu 26 botas nas redes adversárias em partidas oficiais por seu clube desde julho passado.

Foram 23 gols anotados no Russo, marca que o transformou no maior artilheiro de uma edição do torneio desde 2011/12, dois na Copa da Rússia e mais um na Supercopa da Rússia.

Com seu recorde pessoal de tentos em uma única temporada (nunca havia passado de 12 anteriormente), Malcom deixou para trás todos os seus compatriotas que atuam em campeonatos minimamente competitivos do futebol europeu.

O levantamento leva em consideração os jogadores que atuam na primeira divisão das 19 principais ligas nacionais do Velho Continente de acordo com os coeficientes da Uefa (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália, França, Holanda, Portugal, Bélgica, Escócia, Áustria, Sérvia, Turquia, Suíça, Ucrânia, República Tcheca, Noruega, Dinamarca, Croácia e Grécia), além da Rússia, que está suspensa da entidade por conta da guerra na Ucrânia.

Além de Malcom, somente um outro atleta brasileiro que faz parte desse grupo rompeu a barreira das duas dezenas de gol em 2022/23: Vinícius Júnior, que marcou 23 vezes pelo Real Madrid.

Quem completa o pódio da artilharia brasileira na Europa é Neymar. Mesmo tendo perdido boa parte da temporada em virtude de um problema crônico no tornozelo (não joga desde fevereiro), o camisa 10 do Paris Saint-Germain ainda foi às redes em 18 oportunidades.

Principal goleador do Brasil no Velho Continente nas temporadas 2020/21 e 2021/22, Arthur Cabral não conseguiu o tricampeonato, mas continua na parte de cima da classificação dos mais produtivos camisas 9 do país.

Desta vez, o jogador da Fiorentina marcou 16 gols, o suficiente para aparecer na quinta colocação do ranking. No entanto, ele ainda tem mais dois jogos pela frente (contra Sassuolo, pela rodada final do Italiano, e West Ham, na final da Conference League) e pode engordar um pouco mais sua conta pessoal.

O top 10 dos maiores artilheiros brasileiros da temporada europeia é dominado por nomes bem conhecidos por aqui e que já tiveram chance também na seleção. Mas há um ou outro jogador menos badalado na lista.

O meia-atacante Galeno, do Porto, é um exemplo dessa situação e ocupa a sétima posição. Danilo, campeão holandês pelo Feyenoord, aparece logo na sequência, em oitavo. E João Figueiredo, que defende as cores do turco Istambul Basaksehir, divide o décimo lugar com mais três jogadores.

O "Blog do Rafael Reis" publica ao longo desta e da próxima semana matérias que funcionam como uma espécie de resumo da temporada 2022/23 do futebol europeu. O ano dos clubes no Velho Continente termina no dia 10 de junho, com a final da Liga dos Campeões, entre Inter de Milão e Manchester City, no estádio Olímpíco Atatürk, em Istambul (Turquia).

Artilheiros brasileiros na temporada 2022/23
1 - Malcom (Zenit São Petersburgo-RUS): 26 gols
2 - Vinícius Júnior (Real Madrid-ESP): 23 gols
3 - Neymar (Paris Saint-Germain-FRA): 18 gols
4 - Rodrygo (Real Madrid-ESP): 17 gols
5 - Arthur Cabral (Fiorentina-ITA): 16 gols
6 - Gabriel Martinelli (Arsenal-ING): 15 gols
Galeno (Porto-POR): 15 gols
8 - Danilo (Feyenoord-HOL): 14 gols
9 - Roberto Firmino (Liverpool-ING): 13 gols
10 - David Neres (Benfica-POR): 12 gols
Felipe Anderson (Lazio-ITA): 12 gols
Fernando (Red Bull Salzburg-AUT): 12 gols
João Figueiredo (Istambul Basaksehir-TUR): 12 gols