Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Por que o melhor lateral direito do mundo pode não ser convocado para Copa?

Alexander-Arnold faz sucesso no Liverpool, mas não na seleção - Reprodução/Twitter/LFC
Alexander-Arnold faz sucesso no Liverpool, mas não na seleção Imagem: Reprodução/Twitter/LFC

28/09/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Trent Alexander-Arnold distribuiu 43 assistências na soma das últimas três temporadas, apareceu em três das quatro edições mais recentes do time do ano da Premier League inglesa, foi escalado na equipe ideal da Uefa em 2021/22 e, de acordo com o site "Transfermarkt", especializado no Mercado da Bola internacional, está avaliado em 80 milhões de euros (R$ 415,8 milhões).

Pouco importa o critério adotado ou as métricas analisadas. É difícil encontrar quem não considere que o camisa 66 do Liverpool é o melhor jogador do mundo em atividade na sua posição, a lateral direita.

Só que, para o azar de Alexander-Arnorld, o técnico da seleção da Inglaterra, Gareth Southgate, é uma dessas poucas vozes dissonantes.

O jogador de 23 anos só participou de uma das últimas oito partidas do "English Team" (foi titular na derrota por 1 a 0 para a Hungria, em junho) e corre sério risco de ficar fora da convocação final para a Copa do Mundo do Qatar-2022.

O lateral do Liverpool até foi chamado para a seleção nesta Data Fifa. Mas, depois de não sair do banco de reservas no 1 a 0 aplicado pela Itália, na sexta-feira, foi liberado para voltar para casa mais cedo, antes do segundo jogo da rodada dupla da Liga das Nações, frente a Alemanha.

Ao justificar a decisão, Southgate elogiou os recursos de Alexander-Arnold, mas ressaltou que conta com "quatro laterais direitos de excepcional qualidade" -os também convocados Kieran Trippier (Newcastle), Kyle Walker (Manchester City) e Reece James (Chelsea) seriam os outros.

A questão é que, de todas essas opções, o jogador do Liverpool é aquele que mais produz quando está no campo de ataque, mas também o que menos ajuda no sistema defensivo.

E, apesar de armar a Inglaterra em uma formação com três zagueiros (de vez em quando, Walker é um deles), Southgate prefere escalar pelos lados jogadores que se comportem mais como laterais do que como alas, ou seja, que sejam melhores na defesa do que no ataque.

Duas semanas atrás, o ex-zagueiro Rio Ferdinand, que disputou três Copas (1998, 2002 e 2006), explicou como o jeito de jogar de Alexander-Arnold não combina com as exigências da seleção inglesa.

"Acho que será difícil para Trent começar jogando pela Inglaterra, com a maneira como Gareth montou sua equipe nos últimos meses. Jürgen Klopp [treinador do Liverpool] não está olhando para seus pontos fracos e tentando melhorá-los. Ele prefere pegar os pontos fortes de Trent e aproveitá-los da melhor formam possível", afirmou o ex-Manchester United.

Vice-campeã da última Euro e com uma das mais celebradas safras de jogadores do futebol internacional na atualidade, a Inglaterra tinha tudo para ser uma das favoritas ao título do Qatar-2022.

Mas a sequência de seis partidas sem vencer (três empates e três derrotas) e o rebaixamento para a segunda divisão da Liga das Nações têm colocado em dúvida o trabalho de Southgate e o real poderio da seleção.

O "English Team" estreia no Mundial do Qatar contra o Irã, em 21 de novembro, no estádio Khalifa Internacional, em Al Rayyan. Na sequência, enfrenta Estados Unidos e Gales, as outras seleções do Grupo B.

A Copa-2022 será disputada fora do seu período habitual por causa do calor que faz no Oriente Médio no meio do ano. Por isso, começará em 20 de novembro e tem a final marcada para 18 de dezembro.

Essa será a última edição do torneio da Fifa com o formato que vem sendo utilizado desde a França-1998. A partir do Mundial seguinte, organizada por Estados Unidos, Canadá e México, serão 48 participantes na disputa pelo título.