Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

6 jogadores ameaçados de perder a Copa do Mundo por problemas físicos

Lucas Veríssimo corre contra o tempo para tentar jogar a Copa - Lucas Figueiredo/CBF
Lucas Veríssimo corre contra o tempo para tentar jogar a Copa Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

27/09/2022 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Sofrer algum tipo de contusão e ter de acompanhar à distância seus companheiros de time disputarem as partidas que você jogaria é uma situação cotidiana, mas nada agradável para atletas profissionais de futebol.

Agora, quando esses jogos que você corre risco de perder por conta de problemas físicos são de uma Copa do Mundo, a sensação certamente é muito pior.

Por isso, é natural que, faltando menos de 50 dias para o pontapé inicial do Qatar-2022, o que não faltam são jogadores que estejam morrendo de medo de sofrer alguma lesão e perder a chance de disputar o torneio de futebol mais importante do planeta.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo seis atletas que estão sofrendo com a expectativa desse drama. Eles estão machucados e correndo contra o tempo para se recuperarem a tempo de ir à Copa.

LUCAS VERÍSSIMO
Zagueiro
27 anos
Brasileiro
Benfica (POR)

Lucas Veríssimo soca o gramado do Estádio da Luz após sofrer lesão - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Antes de precisar passar por uma cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior do seu joelho direito, em novembro do ano passado, o ex-jogador do Santos era o favorito para ocupar a quarta vaga de zagueiro na seleção. Dez meses depois da mais traumática lesão da sua carreira, Lucas Veríssimo teve no último fim de semana sua primeira atividade normal ao lado dos companheiros de Benfica (um treino físico no gramado). Agora, o defensor precisa recuperar o condicionamento físico, voltar a jogar pela equipe portuguesa, provar que está 100% recuperado e mostrar em campo para Tite que ainda é uma opção melhor do que os outros nomes da posição que ganharam espaço na equipe canarinho desde então, como Gabriel Magalhães (Arsenal), Bremer (Juventus) e Roger Ibañez (Roma).

PAUL POGBA
Meia
29 anos
Francês
Juventus (ITA)

Pogba, da Juventus, em amistoso contra o Chivas - Omar Vega/Getty Images - Omar Vega/Getty Images
Imagem: Omar Vega/Getty Images

Um dos destaques da França na conquista do bicampeonato mundial, há quatro anos, o meia sofreu uma lesão de menisco no seu primeiro amistoso de pré-temporada na volta da Juventus. A contragosto do clube, que desejava que ele fosse operado imediatamente, Pogba optou por um tratamento conservador para não perder muito ritmo de jogo no período preparatório para a Copa do Qatar-2022. Só que a escolha do francês estava equivocada. Sem que sua lesão evoluísse da forma como esperava, ele acabou passando por uma cirurgia no começo do mês. Na melhor das hipóteses, o período de recuperação será de 45 dias. Nesse caso, Pogba estará liberado para retornar ao futebol bem no comecinho do Mundial. Mas essa é a melhor das hipóteses...

ROBERT ARBOLEDA
Zagueiro
30 anos
Equatoriano
São Paulo (BRA)

Arboleda postou foto no hospital durante a recuperação da lesão no tornozelo - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Jogador do São Paulo desde 2017, o zagueiro sofreu uma grave lesão de tornozelo no clássico contra o Palmeiras, em 19 de junho, e precisou passar por uma cirurgia. Inicialmente, a precisão do departamento médico do clube do Morumbi era que Arboleda não jogasse mais futebol neste ano. Mas, determinado a disputar a Copa do Mundo, o equatoriano voltou a realizar treinos físicos em campo no começo do mês e aposta que conseguirá disputar algumas partidas da reta final do Brasileiro antes da convocação para o Qatar-2022. O técnico da sua seleção, Gustavo Alfaro, já adiantou que pretende levar o jogador para a competição, desde que ele esteja totalmente recuperado e apto a ajudar o Equador.

KALVIN PHILLIPS
Volante
26 anos
Inglês
Manchester City (ING)

Kalvin Phillips será treinado por Guardiola no Manchester City - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Uma das principais contratações do Manchester City nesta temporada, o volante inglês só teve 13 minutos de futebol desde que chegou ao time do técnico Pep Guardiola e tem sido deixado de fora até mesmo do banco de reservas na maioria das partidas. De acordo com diferentes veículos da imprensa britânica, o motivo da escassez de oportunidades não está ligada a nenhuma questão tática ou técnica, mas sim a um problema físico. Phillips teria um problema crônico de ombro e está relutando em aceitar a ideia de que precisa passar por uma cirurgia porque sabe que ela representaria uma ausência forçada na Copa. Mas a comissão técnica do City estaria tentando convencê-lo ao tratamento mais invasivo para que a lesão seja definitivamente curada.

DANI OLMO
Meia-atacante
24 anos
Espanhol
RB Leipzig (ALE)

Dani Olmo comemora gol da vitória da Espanha fora de casa por 2 a 1 sobre a Geórgia pelas eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2022 - Kirill Kudryavtsev/AFP - Kirill Kudryavtsev/AFP
Imagem: Kirill Kudryavtsev/AFP

Peça importante no projeto de reformulação da seleção espanhola implantado pelo técnico Luis Enrique e titular da equipe que foi semifinal da Eurocopa no ano passado, o camisa 7 do Leipzig sofreu uma lesão nos ligamentos do joelho no começo do mês. Menos mau que não se trata de um caso cirúrgico, o que fatalmente deixaria Olmo fora de ação por longos e longos meses. Mesmo assim, sua presença no Qatar ainda está sob dúvida. Afinal, o meia-atacante de 24 anos ainda deve ficar afastado dos gramados por pelo menos mais 30 dias e, mesmo que cumpra essa previsão à risca, não terá tanto tempo assim para atestar que recuperou a forma e a consistência para disputar o Mundial.

RAÚL JIMÉNEZ
Atacante
31 anos
Mexicano
Wolverhampton (ING)

Raúl Jimenez comemora gol pelo Wolverhampton na Premier League - REUTERS - REUTERS
Imagem: REUTERS

Autor de 29 gols com a camisa do México, o centroavante do Wolverhampton é hoje o principal jogador da seleção comandada por Gerardo Martino. A questão é que o ex-treinador do Barcelona está particularmente preocupado com a situação de Jiménez. O atacante começou a temporada se recuperando de uma lesão de joelho, retornou aos gramados e até balançou as redes pelos Wolves antes de voltar a sofrer com dores no local da antiga contusão. O incômodo mexicano com as dúvidas a respeito do seu artilheiro é ainda maior porque a seleção já sabe que não poderá levar ao Qatar um dos titulares do seu sistema ofensivo, Tecatito Corona, que está machucado.