Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

5 jogadores que vão perder a Copa do Mundo por problemas físicos

Guilherme Arana será desfalque para a seleção brasileira no Qatar - GILSON JUNIO/W9 PRESS
Guilherme Arana será desfalque para a seleção brasileira no Qatar Imagem: GILSON JUNIO/W9 PRESS

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Disputar a Copa do Mundo é o sonho de todo jogador profissional de futebol. Neste ano, 832 atletas transformarão esse desejo em realidade (alguns pela segunda, terceira, quarta ou até quinta vez).

Outros tantos terão de conviver com a decepção de, mesmo vivendo grandes momentos em suas carreiras e fazendo parte de toda fase preparatória das suas seleções para o Qatar-2022, ficarem fora da competição por conta de problemas físicos.

Faltando menos de dois meses para o pontapé inicial do torneio da Fifa, o "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo cinco nomes conhecidos no cenário internacional da bola que já sabem que vão perder suas vagas no Mundial para algum tipo de contusão.

GUILHERME ARANA
Lateral esquerdo
25 anos
Brasil
Atlético-MG (BRA)

Guilherme Arana, do Atlético-MG, após cirurgia  - Divulgação/Atlético-MG - Divulgação/Atlético-MG
Imagem: Divulgação/Atlético-MG

O lateral tinha boas chances de ser o único jogador em atividade no futebol brasileiro a começar a Copa-2022 como titular da equipe canarinho. Mas, no começo do mês, o atleta do Atlético-MG levou uma pancada durante partida contra o Red Bull Bragantino e sofreu múltiplas lesões no joelho esquerdo (rompeu o menisco radial e danificou os ligamentos cruzado posterior e colateral medial). Resultado: Arana só voltará aos gramados depois da virada do ano e perderá a oportunidade de estrear em Mundiais. O técnico Tite chegou a fazer uma ligação telefônica para tentar consolar o lateral, mas confessou que ficou meio sem saber o que dizer quando o jogador começou a chorar.

GEORGINIO WIJNALDUM
Meia
31 anos
Holanda
Roma (ITA)

Georginio Wijnaldum (Roma) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Apesar de quase não ter tido oportunidades no Paris Saint-Germain na temporada passada, o meio-campista continuava sendo uma peça importante na seleção holandesa, equipe pela qual ele já soma 86 partidas e 26 gols. Para chegar à Copa nas melhores condições físicas e com ritmo de jogo para ajudar seu país no Qatar, Wijnaldum pediu ao PSG para ser emprestado e teve o desejo atendido. Mas a esperança de vida nova na Roma durou apenas 12 minutos. Ainda no comecinho de sua primeira partida oficial pelo novo clube, contra a Salernitana, na rodada de abertura do Campeonato Italiano, o holandês sofreu uma fratura na tíbia que irá afastá-lo do futebol pelo menos até o fim de dezembro.

FLORIAN WIRTZ
Meia-atacante
19 anos
Alemanha
Bayer Leverkusen (ALE)

Meia Florian Wirtz, do Bayer Leverkusen - DeFodi Images/DeFodi Images via Getty Images - DeFodi Images/DeFodi Images via Getty Images
Imagem: DeFodi Images/DeFodi Images via Getty Images

Tratado como a nova pérola do futebol alemão, o garoto estreou como profissional do Bayer Leverkusen logo que completou 17 anos e jogou pela primeira vez na seleção adulta quando aos 18. Com 19, era esperado que fosse uma das armas secretas do técnico Hansi Flick para tentar mudar a história das partidas mais complicadas do Mundial. Mas Wirtz sofre uma lesão no joelho em março e precisou passar por uma cirurgia para reconstrução dos ligamentos rompidos. O meia-atacante acabou de voltar a treinar com bola, mas ainda deve demorar mais algum tempinho para reunir condições de atuar pelo Leverkusen. Mesmo que jogue uma ou outra partida antes da Copa, dificilmente terá ritmo de jogo suficiente para convencer Flick a apostar nele para uma das vagas da seleção.

JESÚS CORONA
Meia-atacante
29 anos
México
Sevilla (ESP)

Tecatito, atacante do Sevilla - Divulgação/Site oficial do Sevilla - Divulgação/Site oficial do Sevilla
Imagem: Divulgação/Site oficial do Sevilla

Logo na rodada de abertura do Campeonato Espanhol, o meia-atacante Tecatito, do Sevilla, sofreu uma fratura na fíbula e "terminou seu ano" mais cedo. As previsões mais otimistas apontam que o camisa 9 voltará a defender o clube em janeiro. Ou seja, o México terá de se virar na Copa sem umas peças mais importantes do seu sistema ofensivo -para piorar, seu centroavante titular, Raúl Jiménez (Wolverhampton), também está machucado e ainda tenta recuperar a forma para participar do Mundial.

BOUBACAR KAMARA
Volante
22 anos
França
Aston Villa (ING)

Boubacar Kamara (Aston Villa) - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A bruxa está solta na seleção que venceu a última Copa do Mundo. Vários jogadores importantes da França, como Karim Benzema e Paul Pogba, estão machucados e ainda não sabem quais serão suas condições físicas para novembro. Já o destino de Kamara, uma das caras novas que os "Bleus" desejavam apresentar no Qatar, está sacramentado. O ex-volante do Olympique de Marselha se machucou durante a última partida do Aston Villa antes da Data Fifa e precisou ser cortado dos jogos da seleção francesa na Liga das Nações. Uma segunda análise da contusão apontou que Kamara sofreu um dano no ligamento do joelho e terá de ficar sem praticar futebol durante dois meses. Ou seja, não terá condições de se recuperar a tempo da Copa.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado no texto, Tecatito chegou ao Sevilla no começo do ano, e não na janela de transferência do meio de 2022. O erro foi corrigido.