Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

7 ex-jogadores do Santos que hoje fazem sucesso no exterior

Neymar é o principal jogador revelado pelo Santos neste século - NurPhoto/NurPhoto via Getty Images
Neymar é o principal jogador revelado pelo Santos neste século Imagem: NurPhoto/NurPhoto via Getty Images

14/10/2021 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O futebol brasileiro é cada vez mais um grande exportador de talentos. Boa parte dos jogadores que chegam aos grandes clubes do país já assina contrato pensando lá na frente, em uma possível transferência para o exterior.

Por isso, é muito normal que o torcedor das equipes nacionais transforme um atleta em ídolo e continue acompanhando sua carreira depois que ele deixa nossas fronteiras para jogar na Europa ou na Ásia.

Pensando nisso, o "Blog do Rafael Reis" publica desde o mês passado uma seção com os jogadores que vestiram a camisa dos maiores clubes do Brasil e que estão fazendo sucesso em algum canto do planeta.

Desta vez, mostramos sete atletas que defenderam recentemente o Santos (alguns com trajetórias de sucesso, e outros nem tanto assim) e que hoje se destacam no cenário do futebol internacional.

NEYMAR
Meia-atacante
29 anos
Brasileiro
Paris Saint-Germain (FRA)

Maior nome revelado pelo Santos neste século, o camisa 10 da seleção brasileira já é há mais de uma década o jogador mais expressivo do único país pentacampeão mundial de futebol. Neymar já subiu ao pódio do prêmio de melhor do planeta em duas oportunidades (foi terceiro colocado em 2015 e 2017), quebrou o recorde de contratação mais cara da história (222 milhões de euros, ou R$ 1,4 bilhão, na cotação atual) pagos pelo Paris Saint-Germain ao Barcelona, quatro anos atrás) e conquistou quase todos os títulos importantes que disputou (Paulista, Copa do Brasil, Libertadores, Espanhol, Liga dos Campeões, Mundial de Clubes, Francês, Copa América, Copa das Confederações e Jogos Olímpicos, entre outros). Para completar, está prestes a alcançar o recorde de Pelé e se transformar no maior artilheiro da história da seleção masculina (tem 69 gols, contra 77 do Rei, segundo contagem da Fifa).

LUCAS VERÍSSIMO
Zagueiro
26 anos
Brasileiro
Benfica (POR)

Lucas Veríssimo durante partida do Benfica contra o PSV, pela Liga dos Campeões, em agosto de 2021 - Carlos Rodrigues/Getty Images - Carlos Rodrigues/Getty Images
Imagem: Carlos Rodrigues/Getty Images

Talvez o principal jogador do Santos que foi vice-campeão da Libertadores na temporada passada, o zagueiro se transferiu para o Benfica em janeiro e "explodiu" quase que imediatamente. Com menos de um ano em Portugal, Lucas Veríssimo já virou referência defensiva para o técnico Jorge Jesus, abocanhou prêmios individuais, passou a ser convocado para a seleção brasileira e se transformou em promessa de próxima grande venda do clube lisboeta para alguma equipe do primeiro escalão da Europa. Em Portugal, acredita-se que o jogador em breve fará as malas rumo a Inglaterra, Espanha ou Itália.

EMERSON PALMIERI
Lateral esquerdo
27 anos
Italiano
Lyon (FRA)

Lyon anuncia contratação de Emerson Palmieri, ex-Chelsea - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Negociado muito cedo com a Europa, deixou o Santos antes mesmo de conseguir se transformar em um jogador importante para o time. No Velho Continente desde 2014, Emerson Palmieiri já vestiu as camisas de Palermo, Roma, Chelsea e Lyon, onde está desde o começo da temporada. Em 2020/2021, teve os dias mais felizes de sua carreira e conquistou os dois títulos mais importantes que disputou. Com o Chelsea (ainda que como reserva), venceu a Liga dos Campeões da Europa. Já pela seleção italiana (possui dupla cidadania por conta da família materna e desde 2018 tem sido convocado pela Azzurrra), levantou o troféu da Eurocopa.

DANILO
Lateral direito
30 anos
Brasileiro
Juventus (ITA)

Danilo é titular absoluto da Juventus - GettyImages - GettyImages
Imagem: GettyImages

Integrante do elenco que conquistou o título da Libertadores-2011, construiu uma sólida e longa carreira de uma década na Europa, apesar de sempre receber muitas críticas dos torcedores brasileiros por não ser tão habilidoso e nem tão incisivo no ataque. Inteligente taticamente e de bom porte físico, o lateral direito já atuou nas três principais ligas nacionais do planeta (Inglês, Espanhol e Italiano) e, desde 2019, veste a camisa da Juventus. Danilo também é titular absoluto de Tite na seleção e já acumula 40 partidas pelo escrete canarinho.

ALEX SANDRO
Lateral esquerdo
30 anos
Brasileiro
Juventus (ITA)

Alex Sandro é o único brasileiro do ranking dos laterais esquerdos mais caros da história - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Outro campeão sul-americano com a camisa do Santos há dez anos, Alex Sandro revive hoje a parceria com Danilo tanto na Juventus quanto na seleção brasileira. O lateral esquerdo é atualmente um dos jogadores com mais tempo de casa no elenco do clube italiano. Vivendo em Turim desde 2015, já disputou 240 partidas pela equipe bianconera. Essa longa passagem já lhe rendeu dez títulos (cinco só de Campeonatos Italianos) e uma participação em final da Champions (foi titular na derrota por 4 a 1 para o Real Madrid, na decisão da temporada 2016/2017).

FELIPE ANDERSON
Meia-atacante
28 anos
Brasileiro
Lazio (ITA)

Brasileiro Felipe Anderson, em atuação pela Lazio - Marco Rosi/Getty Images - Marco Rosi/Getty Images
Imagem: Marco Rosi/Getty Images

Mais um exemplo de "Menino da Vila" que precisou sair do Brasil para explodir, o meia-atacante teve uma excelente primeira passagem pela Lazio e chegou a despertar o interesse de gigantes do porte do Manchester United. Depois que se transferiu para o West Ham, em 2018, Felipe Anderson perdeu rendimento e chegou a ser emprestado para o Porto, que mal o tirou do banco de reservas. Com a carreira em baixa, o brasileiro retornou neste começo de temporada para a Lazio. E, como que em um passe de mágica, seu futebol reapareceu. O camisa 7 é titular absoluto da equipe italiana e já criou quatro gols nas primeiras sete rodadas do Calcio.

RODRYGO
Atacante
20 anos
Brasileiro
Real Madrid (ESP)

Rodrygo comemora gol marcado pelo Real Madrid na Liga dos Campeões contra a Inter de Milão - MIGUEL MEDINA / AFP - MIGUEL MEDINA / AFP
Imagem: MIGUEL MEDINA / AFP

Rodrygo ainda não é titular do Real Madrid. Mas, apesar de ainda ter 20 anos, ou seja, idade para participar de torneios de categorias de base, já disputou quase 70 partidas oficiais pelo clube mais vitorioso do futebol mundial, conquistou um título espanhol e estreou pela seleção brasileira principal. Precoce ao extremo, começou a jogar pelo time adulto do Santos quando tinha apenas 16 anos e foi negociado com o gigante espanhol logo depois de atingir a maioridade. Sua venda para o Real, por 45 milhões de euros (R$ 290 milhões), é o segundo maior negócio da história santista, atrás apenas da transferência de Neymar para o Barcelona.