Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Por que Soteldo, astro da Venezuela, já está 'louco' para voltar ao Brasil?

As coisas não andam nada boas para Yeferson Soteldo na MLS - Getty Images
As coisas não andam nada boas para Yeferson Soteldo na MLS Imagem: Getty Images

07/10/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Camisa 10 e um dos principais jogadores da seleção da Venezuela, que enfrenta o Brasil nessa noite pelas eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo-2022, Yeferson Soteldo era jogador do Santos até abril.

E, menos de seis meses depois de trocar o time de Pelé pela MLS (Major League Soccer), o meia-atacante já tem dado vários indícios de que pretende retornar o mais rápido possível para o futebol brasileiro.

Só no mês passado, o baixinho afirmou em uma live com o meia-atacante Ângelo, seu ex-companheiro de clube, que "em breve" voltará para o Santos e postou em seu perfil no Instagram a palavra "saudade" (assim mesmo, em português) acompanhado de três emojis de carinhas tristes.

De acordo com a edição norte-americana do jornal espanhol "As", Soteldo está insatisfeito com o Toronto FC e gostaria de voltar ao Brasil na próxima temporada. A informação foi confirmada ao "Blog do Rafael Reis" por pessoas próximas ao jogador.

E o venezuelano não teria mesmo muitos motivos para estar feliz no Toronto FC. Vice-campeão da Libertadores com o Santos na temporada passada, ele agora joga no time de segunda pior campanha da liga profissional norte-americana.

A equipe de Soteldo é daquelas que já se acostumaram a perder. Foram 15 derrotas em 28 rodadas da MLS. Com 25 pontos conquistados, ela só aparece à frente do FC Cincinnati (do atacante brasileiro Brenner, ex-São Paulo) na classificação e provavelmente seria rebaixada se esse mecanismo existisse no futebol dos EUA.

Para piorar seu desconforto, o venezuelano vem jogando fora da sua posição habitual. Na maioria das partidas do Toronto FC, tem sido escalado como centroavante. E, mesmo atuando mais à frente do que está acostumado, só marcou três gols desde que desembarcou na América do Norte.

Apesar do desejo de Soteldo de retornar o quanto antes ao Brasil, onde jogou durante dois anos e três meses, tirá-lo do clube canadense não será uma missão das mais simples.

O Toronto FC pagou US$ 6 milhões (R$ 32,5 milhões) pelos direitos econômicos do meia-atacante e certamente fará questão de recuperar uma parte expressiva desse investimento. Como o contrato do jogador vai até dezembro de 2024, a opção mais barata de repatriá-lo já na virada de ano acaba sendo uma possibilidade de empréstimo.

A Venezuela é a única das dez seleções filiadas à Conmebol que jamais disputou uma Copa do Mundo. E, pelo andamento das eliminatórias sul-americanas, ainda não será dessa vez que mudará essa história.

A equipe de Soteldo ocupa a lanterna do qualificatório, com apenas quatro pontos conquistados em nove rodadas. Equador e Colômbia, que fecham a zona de classificação para o Qatar-2022, têm 13 pontos. E o Brasil, líder da competição, já soma 24.

O time dirigido por Tite é um dos sete que podem sair desta Data Fifa com a vaga carimbada para o Mundial. Por enquanto, apenas o país-sede já tem presença garantida.

A Copa-2022 será disputada fora do seu período habitual por causa do calor que faz no Oriente Médio no meio do ano. Por isso, o torneio começará no dia 21 de novembro e tem a final marcada para 18 de dezembro.

Essa será a última edição da competição da Fifa com o formato que vem sendo utilizado desde a França-1998, com a presença de 32 seleções. A partir do próximo Mundial, que será disputado em 2026 na América do Norte (Estados Unidos, México e Canadá), serão 48 participantes.

Uma nova mudança pode acontecer em breve. A entidade que gerencia o futebol vem tentando emplacar uma proposta para realizar a Copa a cada dois anos. Desde que foi criado, em 1930, o torneio é jogado com quatro anos de diferença de uma edição para a outra.

A única exceção aconteceu no período da Segunda Guerra Mundial, quando houve uma pausa forçada de 12 anos sem que a bola rolasse no torneio.

Eliminatórias sul-americanas

Hoje
20h - Uruguai x Colômbia, em Montevidéu (URU)
20h - Paraguai x Argentina, em Assunção (PAR)
20h30 - Venezuela x Brasil, em Caracas (VNZ)
21h30 - Equador x Bolívia, em Guayaquil (EQU)
22h - Peru x Chile, em Lima (PER)