Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Como Gabriel Jesus, em jejum na seleção, virou o 'melhor atacante' do City

Gabriel Jesus tem sido o destaque do City neste começo de temporada - REUTERS
Gabriel Jesus tem sido o destaque do City neste começo de temporada Imagem: REUTERS

06/10/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Vetado por seu clube de participar dos compromissos da data-Fifa de setembro, Gabriel Jesus deve voltar amanhã a vestir a camisa da seleção brasileira embalado por um dos melhores momentos de sua carreira.

Aos 24 anos, o ex-jogador do Palmeiras e provável titular de Tite na partida contra a Venezuela, pelas eliminatórias da Copa do Mundo-2022, tem sido a principal e mais decisiva peça ofensiva do Manchester City neste começo de temporada.

O camisa 9 participou ativamente de sete gols nas nove partidas que disputou desde o retorno das férias. Ele já meteu três bolas nas redes e distribuiu quatro passes para seus companheiros marcarem.

Nenhum outro jogador da linha de frente do técnico Pep Guardiola tem sido tão produtivo assim nos últimos meses. Quem mais se aproxima do desempenho de Jesus é o argelino Riyad Mahrez, com quatro gols e duas assistências (seis participações, no total).

Segundo o "WhoScored?", plataforma que transforma as estatísticas do que acontece dentro de campo em notas que avaliam o desempenho de cada jogador, o brasileiro é o melhor atacante (e o quinto dentre os atletas de todas as posições) do City na temporada, com nota 7,31.

Além dos números em si, Jesus tem chamado a atenção pelo papel decisivo que tem desempenhado nos jogos mais difíceis do atual campeão inglês, justamente quando seu time mais precisa dele.

O atacante já fez gol na Liga dos Campeões (contra o RB Leipzig), decidiu a vitória contra o Chelsea, detentor do título europeu, e, com um passe, abriu o caminho para reação do City no empate por 2 a 2 contra o Liverpool, no último fim de semana.

A boa fase rendeu a Gabriel Jesus o prêmio de melhor jogador dos Citizens no primeiro mês da temporada. O brasileiro também é um dos principais candidatos a vencer a eleição de setembro.

A boa largada é uma espécie de reviravolta na trajetória do atacante em Manchester. O jogador encerrou 2020/21 em baixa e normalmente relegado ao banco de reservas. Por isso, muita gente na imprensa inglesa imaginava que ele seria negociado na janela de transferências.

Só que a saída para Juventus ou Barcelona não se concretizou, e o camisa 9 agarrou a oportunidade que recebeu. E agora tem recebido um elogio atrás do outro de Guardiola.

"Ele sempre dá tudo, não tem como reclamar dele. A cada lance, corre em direção a seus companheiros para lhes dar opção de passe. É o tipo de jogador que me deixa feliz", afirmou o técnico espanhol, depois da vitória sobre o Chelsea.

Na seleção, o momento de Jesus é um pouco diferente. Apesar de quase sempre ser titular com Tite, o atacante vive um jejum de gols que já completou aniversário de dois anos. A última vez que ele balançou as redes com a camisa amarelinha foi contra o Peru, na final da Copa América-2019, em julho daquele ano. A seca já dura 12 partidas.

País-sede, o Qatar é até o momento a única equipe com presença já confirmada na próxima Copa do Mundo. Outros sete países podem conquistar a classificação nas rodadas de outubro das eliminatórias.

O Brasil é um deles. A equipe de Tite venceu os oito jogos que disputou no qualificatório sul-americano e tem chances reduzidas de fechar o mês com o passaporte carimbado caso derrote Venezuela, Uruguai e Colômbia, seus adversários desta e da próxima semana.

A Copa-2022 será disputada fora do seu período habitual por causa do calor que faz no Oriente Médio no meio do ano. Por isso, o torneio começará no dia 21 de novembro e tem a final marcada para 18 de dezembro.

Essa será a última edição da competição da Fifa com o formato que vem sendo utilizado desde a França-1998, com a presença de 32 seleções. A partir do próximo Mundial, que será disputado em 2026 na América do Norte (Estados Unidos, México e Canadá), serão 48 participantes.

Eliminatórias Sul-Americanas

Amanhã
20h - Uruguai x Colômbia, em Montevidéu (URU)
20h - Paraguai x Argentina, em Assunção (PAR)
20h30 - Venezuela x Brasil, em Caracas (VNZ)
21h30 - Equador x Bolívia, em Guayaquil (EQU)
22h - Peru x Chile, em Lima (PER)