Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Rodada das Eliminatórias pode definir primeiras seleções da Copa-2022; veja

Brasil é uma das seleções que podem se classificar para a Copa já nesta Data Fifa - Lucas Figueiredo/CBF
Brasil é uma das seleções que podem se classificar para a Copa já nesta Data Fifa Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

05/10/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Mais de dois anos depois do pontapé inicial das Eliminatórias da Copa do Mundo-2022, o Qatar está prestes a conhecer as primeiras seleções que lhe farão companhia na competição do próximo ano.

As rodadas de outubro do qualificatório devem definir os primeiros times que conquistarão dentro de campo a classificação para o Mundial. No total, sete países podem carimbar o passaporte já neste mês: seis europeus (Dinamarca, Bélgica, Portugal, Inglaterra, Alemanha e França) e um sul-americano, o Brasil.

Com oito vitórias em oito compromissos encerrados nas Eliminatórias Sul-Americanas (o resultado do jogo contra a Argentina ainda está pendente de julgamento), a seleção de Tite terá de chances de já assegurar a classificação se derrotar Venezuela, Colômbia e Uruguai, seus adversários deste mês.

No entanto, é pouco provável que a garantia matemática da presença na Copa do Qatar-2022 venha já nesta Data Fifa. Para conseguir a vaga ainda nesta Data Fifa, o Brasil teria de aumentar sua vantagem para o quinto colocado das Eliminatórias (atualmente, a Colômbia) dos atuais 11 para pelo menos 19 pontos, o que dificilmente vai acontecer.

O mais provável é que a seleção fique virtualmente classificada. Desde que o atual formato do qualificatório da América do Sul foi adotado, nenhum time que alcançou 28 pontos ficou de fora do Mundial. Os comandados de Tite já têm 24 e podem chegar a 33 se vencerem os três próximos jogos.

Quem realmente está perto de se juntar ao Qatar, país-sede, é a Dinamarca. Também com 100% de aproveitamento nas Eliminatórias, os escandinavos não poderão mais ser alcançados por nenhuma equipe do Grupo F europeu se derrotarem seus dois adversários deste mês, Moldávia e Áustria.

Líder do ranking da Fifa, a Bélgica é outra seleção com boas chances de festejar sua classificação nos próximos dias. O time de Romelu Lukaku e Kevin de Bruyne, que estará concentrado nas finais da Liga das Nações e não jogará pelas Eliminatórias, só não conseguirá a vaga antecipada se a República Tcheca vencer suas duas partidas do mês ou se Gales derrotar pelo menos um dos seus adversários.

Assim como os belgas, Portugal, França, Inglaterra e Alemanha também dependem de resultados de outras seleções para já terem a oportunidade de garantir presença no Mundial do Qatar.

Os portugueses precisam de tropeços da Sérvia contra Azerbaijão e Luxemburgo. Os franceses necessitam de uma combinação absurda que envolva derrotas de Ucrânia e Finlândia. Os ingleses têm que abrir vantagem para Albânia, Polônia e Hungria. Já os alemães têm que aumentar a gordura que os separam de Armênia, Romênia e Macedônia do Norte.

A Copa-2022 será disputada fora do seu período habitual por causa do calor que faz no Oriente Médio no meio do ano. Por isso, o torneio começará no dia 21 de novembro e tem a final marcada para 18 de dezembro.

Essa será a última edição do torneio da Fifa com o formato que vem sendo utilizado desde a França-1998, com a presença de 32 seleções. A partir do próximo Mundial, que será disputado em 2026 na América do Norte (Estados Unidos, México e Canadá), serão 48 participantes.

Uma nova mudança pode acontecer em breve. A entidade que gerencia o futebol vem tentando emplacar uma proposta para passar a realizar a Copa a cada dois anos. Desde que foi criado, em 1930, o torneio é jogado com quatro anos de distância de uma edição para a outra.

A única exceção aconteceu no período da Segunda Guerra Mundial, quando houve uma pausa forçada de 12 anos sem que a bola rolasse.