PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Qual clube brasileiro mais revelou jogadores para esta edição da Champions?

Qual será o clube brasileiro que mais formou jogadores para a Champions 2021/22? - Montagem
Qual será o clube brasileiro que mais formou jogadores para a Champions 2021/22? Imagem: Montagem
Rafael Reis

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

15/09/2021 04h00

Qual é a melhor forma de avaliar o trabalho das categorias de base de um clube: pelos títulos conquistados por suas equipes sub-15, sub-17 e sub-20, pelo número de jogadores aproveitados pelo time principal ou pelo sucesso que suas crias fazem ao longo da carreira?

Se o último critério é que o mais vale, é difícil encontrar uma maneira melhor de mensurar o desempenho de um sistema de formação de atletas do que olhar para aqueles que atingiram o topo da cadeia futebolística mundial, a Liga dos Campeões da Europa.

Pensando nisso, o "Blog do Rafael Reis" mergulhou na origem dos brasileiros que estão na disputa da fase de grupos da Champions, iniciada ontem, para responder: qual o time do futebol pentacampeão mundial que mais revelou jogadores para a atual temporada do torneio interclubes mais importante do planeta?

A partir da ideia de que atleta revelado por um clube é aquele que se profissionalizou por lá ou que deixou o time direto para o exterior, nenhuma equipe brasileira produz tanto pé de obra para o primeiro escalão da Europa quanto o Athletico-PR.

São sete crias do CT do Caju espalhadas pelos times da Champions. O mais famoso deles é o volante Fernandinho, veterano de duas Copas do Mundo e capitão do Manchester City, vice-campeão na temporada passada. Também fazem parte da lista Alex Sandro (Juventus), Marcos Antônio (Shakhtar Donetsk), Neto (Barcelona), Paulo Otávio (Wolfsburg), Renan Lodi (Atlético de Madri) e Vitinho (Dínamo de Kiev).

Esta é a segunda vez em três anos em que o Athletico-PR aparece no alto do ranking. Em 2019/20, dividiu o topo com Santos e São Paulo. Na última temporada, caiu uma posição e viu os santistas ficarem sozinho no lugar mais nobre do pódio.

Desta vez, as duas tradicionais potências paulistas aparecem só na terceira posição, lado a lado com Grêmio e Fluminense, com cinco atletas formados em casa.

A maior novidade do ranking deste ano é que o Corinthians se tornou o segundo maior formador brasileiro de jogadores para a Champions. São seis nomes espalhados por três clubes. O Shakhtar tem metade deles (Maicon, Pedrinho e Dentinho). Há ainda dois atletas no Zenit São Petersburgo (Claudinho e Malcom) e um no Paris Saint-Germain (Marquinhos).

No total, 32 clubes do país do futebol formaram atletas para esta edição da Liga dos Campeões. A lista inclui times pouco relevantes no cenário nacional, casos do Itabuna (BA), primeira casa do atacante Wesley (Brugge), e do Brusque, de onde saiu o volante Jorginho, campeão e melhor jogador da temporada passada pelo Chelsea.

Depois de duas edições consecutivas com alteração de sede da decisão por conta dos efeitos da pandemia da covid-19, a Uefa espera que, desta vez, a Champions consiga ir até à final obedecendo seu planejamento original.

O jogo que irá decidir o sucessor do Chelsea no posto de campeão europeu de clubes está marcado para o dia 28 de maio do próximo ano e será disputado no estádio Krestovsky, em São Petersburgo (Rússia).

Clubes brasileiros que mais revelaram para a Champions

1 - Athletico-PR: 7 jogadores
2 - Corinthians: 6 jogadores
3 - Fluminense: 5 jogadores
Grêmio: 5 jogadores
Santos: 5 jogadores
São Paulo: 5 jogadores
7 - Coritiba: 3 jogadores
Flamengo: 3 jogadores
Internacional: 3 jogadores
Palmeiras: 3 jogadores
Vasco: 3 jogadores

Liga dos Campeões - rodada 1

Ontem

Sevilla 1x1 Red Bull Salzburg (Grupo G)
Young Boys 2x1 Manchester United (Grupo F)
Lille 0x0 Wolfsburg (Grupo G)
Villarreal 2x2 Atalanta (Grupo F)
Chelsea 1x0 Zenit São Petersburgo (Grupo H)
Malmö 0x3 Juventus (Grupo H)
Barcelona 0x3 Bayern de Munique (Grupo E)
Dínamo de Kiev 0x0 Benfica (Grupo E)

Hoje

13h45 - Besiktas x Borussia Dortmund (Grupo C)
13h45 - Sheriff x Shakhtar Donetsk (Grupo D)
16h - Inter de Milão x Real Madrid (Grupo D)
16h - Atlético de Madri x Porto (Grupo B)
16h - Brugge x Paris Saint-Germain (Grupo A)
16h - Liverpool x Milan (Grupo B)
16h - Manchester City x RB Leipzig (Grupo A)
16h - Sporting x Ajax (Grupo C)