Topo

Rafael Reis

Que clube brasileiro mais revelou jogadores para esta edição da Champions?

Santos, Athletico-PR ou São Paulo: qual é o clube brasileiro que mais revela jogadores para a Champions? - Montagem
Santos, Athletico-PR ou São Paulo: qual é o clube brasileiro que mais revela jogadores para a Champions? Imagem: Montagem

21/10/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Qual é a melhor forma de avaliar o trabalho das categorias de base de um clube: pelos títulos conquistados por suas equipes sub-15, sub-17 e sub-20, pelo número de jogadores aproveitados pelo time principal ou pelo sucesso que suas crias fazem ao longo da carreira?

Se o último critério é que o mais vale, é difícil encontrar uma maneira melhor de mensurar o desempenho de um sistema de formação de atletas do que olhar para aqueles que atingiram o topo da cadeia futebolística mundial, a Liga dos Campeões da Europa.

Pensando nisso, o "Blog do Rafael Reis" mergulhou na origem dos brasileiros que estão na disputa da fase de grupos da Champions, iniciada ontem, para responder: qual o time do futebol pentacampeão mundial que mais revelou jogadores para a atual temporada do torneio interclubes mais importante do planeta?

A partir da ideia de que atleta revelado por um clube é aquele que se profissionalizou por lá ou que deixou o time direto para o exterior, nenhuma equipe brasileira produz tanto pé de obra para o primeiro escalão da Europa quanto o Santos.

São sete "Meninos da Vila" espalhados pelos times da Champions. Além de Neymar (Paris Saint-Germain), também são crias alvinegras Alan Patrick e Júnior Moraes (ambos do Shakhtar Donetsk), Rodrygo (Real Madrid), Felipe Anderson (Porto), Giovanni (Ajax) e Emerson Palmeiri (Chelsea).

Esta é a segunda temporada consecutiva em que o Santos aparece no alto desse ranking. No ano passado, dividiu o topo da tabela com Athletico-PR e São Paulo, que agora estão juntos na segunda colocação.

Cada um deles emplacou seis jogadores na temporada 2020/21 da competição continental. Alex Sandro (Juventus), Guilherme (Lokomotiv Moscou), Renan Lodi (Atlético de Madri), Fernandinho (Manchester City), Marcos Antônio (Shakhtar) e Neto (Barcelona) foram criados na base rubro-negra, enquanto Antony e David Neres (Ajax), Éder Militão e Casemiro (Real Madrid), Ederson (Manchester City) e Marquinhos Cipriano (Shakhtar) saíram de Cotia.

No total, 30 clubes brasileiros formaram atletas para esta edição da Champions. A lista inclui times pouco relevantes no cenário nacional, casos do Ivinhema (MS), primeira casa do lateral esquerdo Ismaily (Shakhtar), e o União Mogi, de onde saiu o zagueiro Felipe (Atlético de Madri).

Pelo menos sete jogadores que possuem passaporte brasileiro (ainda que com dupla cidadania) jamais atuaram na base de nenhum time daqui, como o jovem atacante Cosimo Marco da Graça (Juventus), que nasceu e cresceu na Itália, ou se mandaram para a Europa ainda na infância ou começo da adolescência, casos dos irmãos Thiago (Liverpool) e Rafinha Alcântara (PSG).

Devido ao atraso do calendário da temporada passada em virtude da pandemia de coronavírus (Covid-19), a nova edição da Champions está começando cerca de um mês mais tarde que o habitual e terá um calendário bastante espremido na fase de grupos.

Mesmo assim, as 16 equipes classificadas para os playoffs decisivo da competição serão conhecidas em dezembro, como acontece anualmente. A decisão também está prevista para uma data "normal", 29 de maio, e será jogada no estádio Olímpico Atatürk, em Istambul (Turquia), originalmente a sede da final de 2019/20.

CLUBES BRASILEIROS QUE MAIS REVELARAM PARA A CHAMPIONS

1º - Santos - 7 jogadores
2º - Athletico-PR - 6 jogadores
São Paulo - 6 jogadores
4º - Fluminense - 5 jogadores
Grêmio - 5 jogadores
6º - Corinthians - 4 jogadores
Internacional - 4 jogadores
8º - Coritiba - 3 jogadores
Flamengo - 3 jogadores
Palmeiras - 3 jogadores
Vasco - 3 jogadores