Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

O que ainda está em jogo na última semana das ligas nacionais da Europa?

Será que Neymar vai conseguir levar o PSG ao título francês? - Franck Fife/AFP
Será que Neymar vai conseguir levar o PSG ao título francês? Imagem: Franck Fife/AFP

18/05/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Paris Saint-Germain vai conseguir manter sua hegemonia no futebol francês? Quem vai ficar com o título espanhol: Atlético de Madri ou Real Madrid? Liverpool e Juventus vão mesmo desfalcar a próxima edição da Liga dos Campeões?

Apesar de estar na reta final, a temporada 2020/21 do futebol europeu ainda tem muitas perguntas importantíssimas para serem respondidas dentro de campo.

Pensando nisso, o "Blog do Rafael Reis" preparou um guia completo com aquilo de mais importante que estará em jogo (briga por título, Champions e permanência na primeira divisão) na última semana dos cinco principais campeonatos nacionais do Velho Continente.

Campeonato Inglês

TÍTULO: Manchester City tem 83 pontos e já é o campeão
LIGA DOS CAMPEÕES: Além do City, o Manchester United (70) está assegurado na próxima edição da Champions. A duas rodadas do fim da temporada, Leicester (66), Chelsea (64), Liverpool (63), Tottenham (59) e West Ham (59) brigam pelas duas últimas vagas na competição
REBAIXAMENTO: Fulham (27), West Bromwich (26) e Sheffield United (20) já estão na segunda divisão
VALE A PENA ACOMPANHAR:
Chelsea x Leicester, hoje, às 16h15
Burnley x Liverpool, amanhã, às 16h15
Leicester x Tottenham, domingo, às 12h
Aston Villa x Chelsea, domingo, às 12h
Liverpool x Crystal Palace, domingo, às 12h

Campeonato Espanhol

TÍTULO: O troféu ficará em Madri nesta temporada. O Atlético lidera a competição, com 83 pontos, e será campeão se derrotar o Valladolid. O Real (81) depende de um tropeço do rival na última rodada para ter chances
LIGA DOS CAMPEÕES: Os quatro classificados estão definidos: Atlético de Madri, Real Madrid, Barcelona (76) e Sevilla (74)
REBAIXAMENTO: Eibar (30) já está rebaixado. Huesca (33), Elche (33) e Valladolid (31) brigam contra dois lugares na segunda divisão
VALE A PENA ACOMPANHAR:
Valladolid x Atlético de Madri, sábado, às 13h
Real Madrid x Villarreal, sábado, às 13h
Elche x Athletic Bilbao, sábado, às 13h
Huesca x Valencia, sábado, às 13h

Campeonato Italiano

TÍTULO: A Inter de Milão tem 88 pontos e já é campeã
LIGA DOS CAMPEÕES: Além da Inter, a Atalanta (78) está assegurada na próxima edição da Champions. A uma rodada do fim da temporada, Milan (76), Napoli (76) e Juventus (75) brigam pelas duas últimas vagas na competição.
REBAIXAMENTO: Parma (20) e Crotone (22) já estão na segunda divisão. Benevento (32) e Torino (35) disputam uma vaga de permanência na elite.
VALE A PENA ACOMPANHAR:
Lazio x Torino, hoje, às 15h30
Atalanta x Milan, domingo, 15h45
Bologna x Juventus, domingo, 15h45
Napoli x Hellas Verona, domingo, 15h45

Campeonato Alemão

TÍTULO: O Bayern de Munique tem 75 pontos e já é campeão
LIGA DOS CAMPEÕES: Os quatro classificados estão definidos: Bayern, RB Leipzig (65), Borussia Dortmund (61) e Wolfsburg (61)
REBAIXAMENTO: Schalke 04 (16) já está na segunda divisão. Colônia (30), Werder Bremen (31) e Arminia Bielefeld (32) lutam contra o descenso: um deles vai cair direto e outro terá de disputar uma repescagem contra o terceiro colocado da 2. Bundesliga.
VALE A PENA ACOMPANHAR:
Colônia x Schalke 04, sábado, às 10h30
Werder Bremen x Borussia Mönchengladbach, sábado, às 10h30
Arminia Bielefedl x Stuttgart, sábado, às 10h30

Campeonato Francês

TÍTULO: O dono do troféu será decidido na última rodada. O Lille lidera a competição, com 80 pontos, e será campeão se derrotar o Angers. Também têm chances Paris Saint-Germain (79) e Monaco (77), ainda que o último dependa de milagres e goleadas.
LIGA DOS CAMPEÕES: Só o Lille já está classificado. PSG, Monaco e Lyon (76) disputam duas vagas.
REBAIXAMENTO: Dijon (18) e Nimes (35) já estão na segunda divisão. Nantes (40), Lorient (41), Brest (41), Strasbourg (41), Bordeaux (42) e Reims (42) tentam evitar a antepenúltima posição, que leva à repescagem contra um time da Ligue 2
VALE A PENA ACOMPANHAR:
Angers x Lille, domingo, às 16h
Brest x PSG, domingo, às 16h
Lens x Monaco, domingo, às 16h
Lyon x Nice, domingo, às 16h