PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Como Douglas Costa virou "última opção" e caiu no esquecimento no Bayern

Douglas Costa tem tido poucas oportunidades na 2ª passagem pelo Bayern - Reprodução
Douglas Costa tem tido poucas oportunidades na 2ª passagem pelo Bayern Imagem: Reprodução
Rafael Reis

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

10/02/2021 04h00

Único brasileiro do elenco do Bayern de Munique, Douglas Costa assistiu do banco de reservas aos 90 minutos (fora os acréscimos) da vitória por 2 a 0 da equipe alemã sobre o Al-Ahly, na segunda-feira (8), que valeu a classificação para a final do Mundial de Clubes da Fifa.

E é bem provável que essa situação se repita amanhã, quando o atual campeão europeu e time mais temido do planeta na atualidade decide a competição global contra o Tigres, do México.

Isso porque, aos 30 anos, o jogador que até pouco tempo atrás frequentava as convocações da seleção de Tite acabou se transformando na última opção do técnico Hansi Flick para os lados do setor ofensivo dos bávaros.

Emprestado pela Juventus no começo da temporada, o brasileiro foi utilizado durante apenas 677 minutos, divididos entre 21 partidas, ao longo de 2020/21.

Ele só foi escalado como titular em seis oportunidades e disputou somente um jogo inteiro até o momento (contra o Lokomotiv Moscou, pela última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, quando o Bayern já havia assegurado a classificação para os mata-matas decisivos).

Todos os outros pontas do time germânico atuaram mais que Douglas Costa nesta temporada. Os titulares, Serge Gnabry e Kingsley Coman, além do reserva imediato deles, Leroy Sané, já ultrapassaram a barreira dos 1.300 minutos em campo.

Até mesmo o garoto inglês Jamal Musiala, de apenas 17 anos, que só estreou como profissional em junho e foi promovido somente para "completar elenco", tem jogado mais que o camisa 11. O adolescente já acumula 833 minutos e participou do segundo tempo contra o Al-Ahly.

Sem render como esperado (fez um gol e deu três assistências nessa passagem pela Alemanha), Douglas Costa já sabe que não terá vida longa no Bayern. Em recentes entrevistas, Flick deu a entender que o clube não está muito interessado em exercer a opção de compra prevista no empréstimo do brasileiro, que, assim, deve retornar para a Juventus no meio do ano.

"Nosso time está praticamente completo. O nível de competição dentro do elenco está muito alto no momento. Todos os jogadores precisam aceitar essa situação e provar nos treinos e dentro de campo seu valor", disse, no mês passado.

A cria das categorias de base do Grêmio, aliás, quase não permaneceu em Munique para a segunda metade da temporada. Rumores apontavam que ele poderia ser reemprestado ao Milan na última janela de transferências, mas o negócio acabou não se concretizando.

Esta é a segunda passagem de Douglas Costa pelo Bayern. Na primeira, entre 2015 e 2017, ele caiu nas graças do técnico Pep Guardiola e chegou a ter alguns momentos em que era um dos protagonistas da equipe. Depois da saída do catalão, ele perdeu espaço e foi negociado justamente com a Juve.

O Mundial de Clubes 2020 está sendo disputado em fevereiro de 2021 por conta do adiamento no calendário do futebol internacional provocado pela pandemia. Também devido à proliferação do coronavírus, a competição tem um participante a menos nesta edição - o Auckland City, da Nova Zelândia, decidiu não viajar ao Qatar.

Favorito na decisão deste ano, o Bayern está em busca do seu quarto título mundial (venceu a Copa Intercontinental em 1976 e 2001, além do torneio da Fifa de 2013). Já o Tigres é o primeiro clube mexicano a alcançar a final da competição.

Também amanhã, Palmeiras e Al-Ahly, do Egito, que foram derrotados nas semifinais, retornam a campo para a disputa do terceiro lugar.