Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Quem é o português que bateu CR7 e virou rival de Lewa na Chuteira de Ouro?

André Silva tem mais gols que Cristiano Ronaldo nesta edição da Chuteira de Ouro - Getty Images
André Silva tem mais gols que Cristiano Ronaldo nesta edição da Chuteira de Ouro Imagem: Getty Images

09/02/2021 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Eleito o melhor jogador do mundo no ano passado, Robert Lewandowski está disparado na liderança da Chuteira de Ouro e tem tudo para conquistar pela primeira vez na carreira o prêmio de artilheiro máximo dos campeonatos nacionais da Europa na temporada.

Mas, neste momento, o jogador mais próximo de se tornar uma "ameaça" à vitória do centroavante polonês do Bayern de Munique é um português que anda metendo uma bola atrás da outra nas redes adversárias. E não, ele não é Cristiano Ronaldo.

Com oito gols marcados nas últimas seis rodadas do Campeonato Alemão, André Silva tem pulado degraus semanalmente no ranking da Chuteira de Ouro. Agora, o camisa 33 do Eintracht Frankfurt já ocupa a quarta colocação, com 34 pontos, 14 a menos que Lewandowski.

Na prática, isso equivale à vice-liderança, já que Kasper Junker e Amahl Pellegrino, os atacantes que ocupam o segundo e terceiro lugares, respectivamente, atuam na Noruega, país onde a temporada 2020/21 já acabou, e, portanto, não podem mais pontuar.

André Silva tem um gol e dois pontos a mais que CR7, o goleador mais famoso do seu país, que divide a sexta colocação no ranking com o francês Kylian Mbappé, do Paris Saint-Germain, e o egípcio Mohamed Salah (Liverpool).

O sucesso com a camisa do Eintracht Frankfurt tem sido um ponto de virada na carreira do português de 25 anos. Após despontar para o estrelato ainda muito jovem, no Porto, o centroavante foi contratado a peso de ouro pelo Milan, mas decepcionou na Itália.

Emprestado ao Sevilla, André Silva também não foi bem na Espanha. Só na Alemanha, onde chegou na temporada passada, ele conseguiu recuperar o bom futebol. Na edição passada da Bundesliga, anotou 12 gols e ficou no top 10 da artilharia. Agora, já superou essa marca e só está atrás de Lewandowski.

Maior vencedor da história da Chuteira de Ouro, com seis títulos, Messi desta vez está um pouco longe da disputa. O camisa 10 do Barcelona ocupa a 18ª posição, com 26 pontos, resultado dos 13 gols que marcou nesta temporada do Espanhol.

O Brasil não fatura a taça desde 2001/02, quando Jardel (Sporting) foi o goleador máximo da temporada europeia. O ex-centroavante do Grêmio também levantou o troféu em 1998/99. Além dele, apenas Ronaldo (1996/97) já colocou o país no lugar mais alto do pódio.

Nesta temporada, o brasileiro mais bem posicionado é o meia-atacante João Pedro, ex-Santos e Atlético-MG, que joga pelo Cagliari, da Itália. Com 11 gols e 22 pontos, ele divide a 41ª colocação com outros seis jogadores, alguns bem conhecidos, como o inglês Jamie Vardy (Leicester) e o francês Wissam Ben Yedder (Monaco).

O "Blog do Rafael Reis" publica a cada terça-feira uma nova parcial da corrida pelo posto de artilheiro máximo do Velho Continente.

Confira a classificação da Chuteira de Ouro

1 - Robert Lewandowski (POL, Bayern de Munique) - 48 pontos (24 gols)
2 - Kasper Junker (DIN, Bodo/Glimt) - 40,5 pontos (27 gols)
3 - Amahl Pellegrino (NOR, Kristiansund) - 37,5 pontos (25 gols)
4 - André Silva (POR, Eintracht Frankfurt) - 34 pontos (17 gols)
5 - Paul Onachu (NIG, Genk) - 33 pontos (22 gols)
6 - Cristiano Ronaldo (POR, Juventus) - 32 pontos (16 gols)
Kylian Mbappé (FRA, Paris Saint-Germain) - 32 pontos (16 gols)
Mohamed Salah (EGI, Liverpool) - 32 pontos (16 gols)
9 - Georgios Giakoumakis (GRE, VVV-Venlo) - 31,5 pontos (21 gols)
10 - Philip Zinckernagel (DIN, Watford) - 28,5 pontos (19 gols)