Topo

Rafael Reis

Por onde andam outros 7 ex-Palmeiras que estão "escondidos" no exterior?

Maikon Leite, ex-Palmeiras, agora está tentando a sorte no futebol de Angola - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Maikon Leite, ex-Palmeiras, agora está tentando a sorte no futebol de Angola Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

16/12/2020 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O que aconteceu com aquele jogador que vestiu a camisa do seu time de coração, talvez até tenha conquistado algum título por lá, aceitou uma proposta para jogar no exterior e simplesmente desapareceu do radar da imprensa brasileira?

É bem provável que ele esteja "escondido" em algum cantinho do mundo que não sejam os principais campeonatos nacionais da Europa (Inglês, Espanhol, Italiano ou Alemão) e nem tenha o prazer de disputar a Liga dos Campeões.

Entre agosto e novembro, mergulhamos na caça desses atletas para apresentar a vocês, leitores, os paradeiros de atletas que passaram recentemente pelos 13 maiores clubes do futebol brasileiro.

O post sobre o Palmeiras foi publicado em setembro. Hoje, o "Blog do Rafael Reis" retoma o tema e mostra o que andam fazendo da vida mais sete jogadores que vestiram a camisa da equipe alviverde de São Paulo.

MAIKON LEITE
Atacante
32 anos
Petro (ANG)

Contratado pelo Palmeiras em 2011, balizado pelo bom futebol que havia mostrado no Santos e no Athletico-PR, foi campeão da Copa do Brasil no ano seguinte e, depois, "desapareceu". Após um início promissor de trajetória com a camisa alviverde, Maikon Leite foi perdendo espaço no elenco até entrar naquela fase de emendar um empréstimo atrás do outro para equipes menores. Nos últimos anos, o atacante vem se desafiando em lugares cada vez mais distantes do eixo midiático. No primeiro semestre, ele disputou o Campeonato Amazonense. Em junho, transferiu-se para a África para defender o Petro de Luanda, um dos clubes mais poderosos de Angola.

JONATHAN CRISTALDO
Atacante
31 anos
Racing (ARG)

Cristaldo (Palmeiras) - Cristiano Andujar/AGIF - Cristiano Andujar/AGIF
Imagem: Cristiano Andujar/AGIF

O argentino, que caiu nas graças do torcedor palmeirense pela garra demonstrada dentro de campo, passou um ano e meio no futebol mexicano depois de deixar o futebol brasileiro, chegou a flertar com a Ponte Preta, enfrentou sete meses de desemprego e acabou retornando para casa em 2018. Desde então, veste a camisa do Racing, um dos grandes da Argentina. Apesar de hoje ser um reserva pouco aproveitado da equipe comandada por Sebastián Beccacece, a passagem pelo clube tem sido bem positiva, já que rendeu um título nacional (2019) e a classificação para as quartas de final desta edição da Libertadores.

THIAGO SANTOS
Volante
31 anos
FC Dallas (EUA)

Thiago Santos - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Apesar de nunca ter sido titular do Palmeiras, fez parte da conquista de dois títulos brasileiros (2016 e 2018) e resolveu várias partidas graças à sua boa presença de área nas jogadas de bola parada. No começo deste ano, o então reserva de Felipe Melo acabou negociado com o futebol dos Estados Unidos para abrir espaço no elenco para a promoção de jovens formados na base, como Patrick de Paula e Gabriel Menino. Thiago Santos acabou de encerrar sua primeira temporada da MLS (Major League Soccer) pelo FC Dallas, que foi até as semifinais da Conferência Oeste da competição.

FERNANDO TOBIO
Zagueiro
31 anos
Estudiantes (ARG)

Fernando Tobio (Palmeiras) - Friedemann Vogel/Getty Images - Friedemann Vogel/Getty Images
Imagem: Friedemann Vogel/Getty Images

Integrante do pacotão de reforços argentinos que o Palmeiras contratou a pedido do técnico Ricardo Gareca, em 2014, o zagueiro permaneceu no clube por apenas um ano e depois foi emprestado a Velez Sarsfield e Rosario Central. Seu contrato com o time brasileiro só chegou ao fim em 2018. Depois, Tobio passou dois anos no México (Toluca) e só retornou à Argentina em outubro. No mês seguinte, envolveu-se em um acidente de trânsito que provocou a morte de uma idosa de 83 anos. O jogador, cujo estava acima do limite de velocidade, está respondendo judicialmente por homicídio culposo e foi punido pelo clube com redução do salário em virtude da situação.

LEANDRO PEREIRA
Atacante
29 anos
Sanfrecce Hiroshima (JAP)

Leandro Pereira (Palmeiras) - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Apesar de pouco badalado, teve duas passagens bastante razoáveis pelo Palmeiras e participou da campanha do título brasileiro de 2016. Por aqui, também defendeu equipes como Sport e Chapecoense. No começo do ano passado, trocou o Brugge, da Bélgica, pelo futebol japonês. Emprestado ao Sanfrecce Hiroshima pelo Matsumoto Yamaga, está fazendo uma ótima temporada na J-League. Com 15 gols marcados até o momento, ocupa a terceira colocação na artilharia da competição e tem ajudando seu time a se manter na parte de cima da classificação.

BRUNO CÉSAR
Meia
32 anos
Penafiel (POR)

Bruno César (Palmeiras) - Vinicius Pereira/Folhapress - Vinicius Pereira/Folhapress
Imagem: Vinicius Pereira/Folhapress

Ex-seleção brasileira, teve uma passagem bem discreta pelo Palmeiras em 2014, quando sofreu perseguição da torcida por não estar em boa forma física (o maldoso apelido "Bruno Cheddar" vem dessa época). Depois que deixou o clube paulista, o meia teve alguns bons momentos e chegou a marcar gol contra o Real Madrid, pela Liga dos Campeões da Europa, enquanto defendia o Sporting. A situação atual, no entanto, é bem menos agradável. Emprestado pelo Vasco ao Penafiel, ele está disputando nesta temporada a segunda divisão portuguesa e ainda não jogou nenhuma partida inteira desde que desembarcou no país de Cristiano Ronaldo.

TIAGO REAL
Meia
31 anos
Al-Muharraq (BAH)

Tiago Real (Palmeiras) - Fernando Donasci/UOL - Fernando Donasci/UOL
Imagem: Fernando Donasci/UOL

Apesar de ter sido jogador do Palmeiras entre 2012 e 2017, o meio-campista passou a maior parte do tempo do seu contrato cedido a outras equipes. Enquanto era pago pelo clube paulista, Tiago Real foi emprestado a Náutico, Goiás, Bahia e Vitória. Ele também defendeu Coritiba e Ponte Preta antes de se transferir para o Oriente Médio, no segundo semestre do ano passado. Seu destino, no entanto, não foi Qatar, Emirados Árabes ou Arábia Saudita, os mais comuns para brasileiros na região, mas sim o Bahrein. Pelo Al-Muharraq, o meia quase foi campeão nacional na última temporada (o título não veio por um ponto).