PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Rafael Reis

Pivô de polêmica, Vinícius Júnior é o jogador que mais perde bolas no Real

Vinicius Junior é o jogador do Real que mais perde a bola nesta temporada - REUTERS/Uwe Kraft
Vinicius Junior é o jogador do Real que mais perde a bola nesta temporada Imagem: REUTERS/Uwe Kraft
Rafael Reis

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

30/10/2020 04h00

Vinícius Júnior é o protagonista da polêmica da semana no Real Madrid. Na última terça-feira, o programa espanhol "El Chiringuito" publicou o vídeo de uma conversa na saída do vestiário entre o atacante Karim Benzema e o lateral esquerdo Ferland Mendy, no intervalo do empate por 2 a 2 contra o Borussia Mönchengladbach, pela Liga dos Campeões da Europa.

De acordo com o veículo, no bate-papo, o centroavante francês orienta seu compatriota a parar de tocar a bola para o brasileiro, que estaria "jogando contra" a equipe espanhola, ou seja, tendo uma atuação bem negativa e prejudicando o andamento das ações ofensivas.

O conteúdo da conversa não foi confirmado por Benzema, Mendy ou pelos canais de comunicação do Real. No entanto, de acordo com os números da atual temporada, o artilheiro talvez não esteja tão errado assim caso realmente tenha sugerido que Vinícius Júnior fosse menos acionado.

O atacante revelado nas categorias de base do Flamengo é o jogador do elenco merengue que mais perde bolas neste início de 2020/21.

De acordo com o site "WhoScored?", especializado nas estatísticas do primeiro escalão do futebol europeu, Vinícius Júnior desperdiça em média 3,2 posses de bola do Real a cada partida que disputa.

Esse número é a soma da quantidade de desarmes sofridos pelo jogador (2 por jogo) e de domínios errados oriundos de passes dados por companheiros (1,2 a cada apresentação).

O segundo atleta que mais perde bolas no Real nesta temporada é outro brasileiro, Rodrigo, com média de 3 erros em cada partida disputada. Benzema, que teria reclamado de Vinícius, completa o pódio, com média de 2,6 falhas.

O excesso de erros é um efeito colateral do estilo de jogo do jovem atacante de 20 anos, que usa e abusa de lances individuais e arrisca lances de difícil execução. Não à toa, já anotou três gols nesta temporada.

Os elogios pela ousadia mostrada em campo e as críticas pelas excessivas falhas técnicas em lances decisivos fazem parte da rotina de Vinícius Júnior desde que ele desembarcou na Espanha, em 2018.

Até por isso, o brasileiro costuma alternar momentos de protagonismo e pesados elogios da imprensa local com longas fases no banco de reservas e "porradas" vindas de todos os lados.

Na atual temporada, o camisa 20 vem sendo utilizado com mais frequência pelo técnico Zinédine Zidane, que o escalou como titular em cinco dos oito jogos já disputados pelo time merengue.

Ainda sem vencer na Champions, o Real vive uma situação delicada no Grupo B do torneio continental mais importante do planeta. Lanterna da chave, com apenas um ponto conquistado em duas rodadas, a equipe encerra sua participação no primeiro turno contra a Inter de Milão, terça-feira, em casa.

Já no Campeonato Espanhol, o cenário é bem melhor. Os madrilenos são vice-líderes da competição, com apenas um ponto a menos que a Real Sociedad, primeira colocada. E a partida de amanhã, contra o Huesca, pode colocá-los na ponta.

REIS DA BOLA PERDIDA NO REAL MADRID - 2020/21

1 -Vinícius Júnior (BRA) - 3,2 por jogo
2 - Rodrygo (BRA) - 3 por jogo
3 - Karim Benzema (FRA) - 2,6 por jogo
4 - Ferland Mendy (FRA) - 2,3 por jogo
5 - Álvaro Odriozola (ESP) - 2 por jogo
6 - Federico Valverde (ESP) - 1,7 por jogo
7 - Casemiro (BRA) - 1,6 por jogo
8 - Marcelo (BRA) - 1,5 por jogo
9 - Nacho (ESP) - 1,4 por jogo
10 - Dani Carvajal (ESP) - 1,3 por jogo

Fonte: WhoScored?