Topo

Rafael Reis

Com Jorge Jesus, Benfica tem melhor largada em Portugal dos últimos 38 anos

Jorge Jesus dirige o Benfica, time de melhor início em Portugal desde a década de 1980 - Divulgação
Jorge Jesus dirige o Benfica, time de melhor início em Portugal desde a década de 1980 Imagem: Divulgação

29/10/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Campeão brasileiro e da Libertadores no ano passado pelo Flamengo, Jorge Jesus foi contratado pelo Benfica há somente três meses. Mas, apesar do pouco tempo de trabalho, já está fazendo história no seu novo clube.

Sob comando do treinador que revolucionou o futebol pentacampeão mundial e caiu nas graças da maior torcida do país, a equipe de Lisboa vem construindo seu melhor início no Campeonato Português em 38 anos.

São cinco vitórias nas primeiras cinco rodadas da competição, algo que não acontecia desde 1982/83. Na ocasião, o time que era dirigido pelo sueco Sven Göran Eriksson venceu seus 11 compromissos iniciais na liga e foi campeão "quase invicto" (só perdeu um jogo).

Com os triunfos sobre Famalicão, Moreirense, Farense, Rio Ave e Belenenses, o Benfica se isolou na ponta do campeonato nacional da terra de Cristiano Ronaldo e já abriu cinco pontos de diferença para Porto e Sporting, os outros dois grandes do país, que dividem a segunda colocação.

A largada histórica dos Encarnados no cenário local serviu para amenizar um pouco a frustração de torcedores e da diretoria com a eliminação prematura na Liga dos Campeões.

Mesmo gastando 98,5 milhões de euros (R$ 667 milhões) na contratação de reforços durante a última janela de transferências, valor recorde em sua história, o Benfica não foi páreo para o PAOK, da Grécia, e caiu ainda nas etapas preliminares da Champions.

O tropeço gerou uma mini crise e levantou dúvidas sobre o nível que Jesus poderia atingir em sua segunda passagem pelo clube -esteve lá de 2009 a 2015 e conquistou três títulos portugueses.

Mas o bom início no campeonato nacional rapidamente mudou os ânimos. O protagonista do time até o momento tem sido o uruguaio Darwin Núnez, contratação mais cara da história do país, que já marcou quatro gols e deu cinco assistências na soma de todas as competições.

Dentre os brasileiros, Éverton Cebolinha é o único que tem sido sempre titular. O ex-Grêmio já participou ativamente de cinco gols (um marcado por ele e quatro passes para companheiros irem às redes).

O volante Gabriel e o lateral direito Gilberto (ex-Fluminense) são outros que têm aparecido com frequência entre os 11 escolhidos por Jesus. Já o meia Pedrinho (ex-Corinthians) normalmente tem sido usado apenas no segundo tempo.

O líder do Português faz hoje sua segunda apresentação nesta edição da Liga Europa. Depois de estrear na competição com uma vitória por 4 a 2 sobre o Lech Poznan, na Polônia, recebe o Standard Liège, da Bélgica.

O Benfica, que foi campeão europeu duas vezes na década de 1960, jamais venceu a segunda competição interclubes mais importante do Velho Continente. Em 1983, 2013 e 2014, chegou até a decisão, mas foi derrotado por Anderlecht, Chelsea e Sevilla, respectivamente.

A final da Liga Europa nesta temporada está marcada para 26 de maio e será disputada em Gdansk, na Polônia. Já a Liga dos Campeões será decidida três dias depois, no estádio Olímpico Atatürk, em Istambul (Turquia).