PUBLICIDADE
Topo

Coluna

Rafael Reis


Campeonato Inglês volta hoje e pode ter campeão já no domingo; veja cenário

Roberto Firmino e Mohamed Salah comemoram gol do Liverpool, o virtual campeão inglês - Phil Noble/Reuters
Roberto Firmino e Mohamed Salah comemoram gol do Liverpool, o virtual campeão inglês Imagem: Phil Noble/Reuters
Rafael Reis

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

17/06/2020 04h00

Classificação e Jogos

Depois de quase 100 dias de paralisação em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Campeonato Inglês retoma suas atividades hoje (17) com duas partidas e uma certeza: o Liverpool encerrará um jejum de 30 anos e ficará com o título.

Faltando nove rodadas (além de alguns jogos atrasados pelo caminho) para o fim da competição, a equipe dirigida por Jürgen Klopp tem 25 pontos de vantagem para o vice-líder, Manchester City.

Por isso, a grande questão da volta da Premier League é quando os Reds poderão novamente gritarem que são campeões ingleses, algo que aconteceu pela última vez lá na temporada 1989/1990, quando boa parte do atual elenco nem havia nascido?

Para ajudar o torcedor do Liverpool a se programar para a festa, o "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo uma série de simulações que mostram as principais possibilidades de data exata para a conquista do título.

Vamos começar pelo cenário mais benéfico aos Reds. Nessa projeção, Roberto Firmino, Mohamed Salah, Alisson e companhia podem faturar a taça já no domingo e contra seu arquirrival de cidade, o Everton.

Para que isso aconteça, o Liverpool torcer para que o City seja derrotado pelo Arsenal, hoje, e vencer o clássico no fim de semana. Assim, abriria 28 pontos para o segundo colocado, que só poderia somar mais 27 até o fim do campeonato.

Mas, mesmo que o time dirigido por Pep Guardiola vá vencendo todos os compromissos que surgirem pela frente, a disputa pela taça não deve permanecer aberta por muito tempo.

Afinal, se o Liverpool derrotar o Everton, será campeão inglês com uma nova vitória na rodada seguinte, sobre o Crystal Palace, na próxima quarta-feira, independente dos resultados obtidos pelo City.

Nessa situação, os virtuais vencedores da temporada 2019/2020 chegariam a 88 pontos, e o segundo melhor time da Inglaterra no momento poderia atingir no máximo 87 até o encerramento do campeonato.

Mesmo que tropece em uma das duas próximas rodadas, o Liverpool ainda terá uma chance de ouro de liquidar a fatura no dia 2 de julho. Seu terceiro compromisso pós-quarentena será justamente o clássico contra o City.

E uma vitória no confronto direto, se a disputa ainda não estiver encerrada até lá, deve colocar um ponto final na corrida pela taça.

O Reino Unido, do qual a Inglaterra faz parte, foi um dos países da Europa mais afetados pela pandemia. De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), o vírus infectou pelo menos 295 mil pessoas e causou mais de 41 mil mortes por lá.

Próximos jogos

Aston Villa x Sheffield Unites (17/06, às 14h)
Manchester City x Arsenal (17/06, às 16h15)
Norwich x Southampton (19/06, às 14h)
Tottenham x Manchester United (19/06, às 16h15)
Watford x Leicester (20/06, às 8h30)
Brighton x Arsenal (20/06, às 11h)
West Ham x Wolverhampton (20/06, às 13h30)
Bournemouth x Crystal Palace (20/06, às 15h45)
Newcastle x Sheffield United (21/06, às 10h)
Aston Villa x Chelsea (21/06, às 12h15)
Everton x Liverpool (21/06, às 15h)
Manchester City x Burnley (22/06, às 16h)

Rafael Reis