PUBLICIDADE
Topo

Coluna

Rafael Reis


Quais campeonatos já voltaram e quais retornam em breve no futebol mundial?

Erling Haaland, do Borussia Dortmund, marcou o primeiro gol do retorno do Campeonato Alemão - AFP
Erling Haaland, do Borussia Dortmund, marcou o primeiro gol do retorno do Campeonato Alemão Imagem: AFP
Rafael Reis

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

20/05/2020 04h20

Classificação e Jogos

O futebol já voltou na Alemanha e na Coreia do Sul. Nos próximos dias, Burundi, Hungria e República Tcheca vão se juntar a uma lista que já tem pelo menos nove países.

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que já infectou cerca de 4,7 milhões de pessoas e provocou mais de 310 mil mortes em todo o planeta, virou de cabeça para baixo o cenário do esporte mais popular do mundo.

Mas, aos poucos, ela começa a se recuperar. Além dos casos citados acima, há vários países, sobretudo da Europa, que já definiram o dia exato da volta das suas competições.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo um guia sobre a situação do futebol em tempos de pandemia. Quais são os países onde a bola está rolando? E aqueles que resolveram encerrar seus campeonatos? Quais as nações que já têm data marcada para o retorno dos seus torneios? E as que ainda não sabem quando isso será possível?

Com futebol em andamento

Alemanha
Belarus
Coreia do Sul
Costa Rica
Estônia
Ilhas Faröe
Nicarágua
Taiwan
Turcomenistão

Países que encerraram a temporada

Argentina: Copa da Argentina e Copa da Superliga ficaram sem campeões
Bélgica: Brugge foi declarado campeão da Pro League
Escócia: Celtic foi declarado campeão da Premier League
França: Paris Saint-Germain foi declarado campeão da Ligue 1
Holanda: Campeonato e Copa da Holanda ficaram sem campeões

Países com data marcada para o retorno

Burundi: 21 de maio
Hungria: 23 de maio
República Tcheca: 23 de maio
Dinamarca: 28 de maio
Polônia: 29 de maio
Croácia: 30 de maio
Sérvia: 30 de maio
Ucrânia: 30 de maio
Áustria: 2 de junho
Portugal: 4 de junho
Bulgária: 5 de junho
Turquia: 12 de junho
Suécia: 14 de junho
Noruega: 16 de junho

Países com situação indefinida

Três dos cinco principais campeonatos nacionais da Europa, e consequentemente do mundo, ainda não têm data exata para fazer a bola voltar a rolar. Mas Espanha, Itália e Inglaterra planejam retomar suas atividades em meados de junho.

Já a Liga dos Campeões da Europa deve ficar para agosto, apesar de ainda não existir um calendário oficial para sua retomada.

As Américas, epicentro da pandemia neste momento, estão, no geral, um pouco mais distantes de celebrar a volta do futebol. A maioria dos países do continente, e também a Libertadores, não tem nem estimativa de retorno.

Apesar de várias reuniões realizadas nas últimas semanas por federações estaduais, o Brasil também não sabe quando poderá dar prosseguimento a seus campeonatos já iniciados e nem quando a Série A terá início.

A ideia, segundo o secretário-geral da CBF, Walter Feldman, é que os Estaduais sejam mantidos para servirem como uma espécie de teste logístico para os torneios nacionais. A entidade também trabalha com a possibilidade de o calendário de 2020 terminar só depois da virada do ano.

Rafael Reis