Topo

Rafael Reis

Futebol na pandemia: Coreia do Sul marca volta, e alemães decidem retorno

Durante as "férias", Bayern de Munique renovou o contrato do lateral esquerdo Alphonso Davies - Divulgação
Durante as "férias", Bayern de Munique renovou o contrato do lateral esquerdo Alphonso Davies Imagem: Divulgação

28/04/2020 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A pandemia do novo coronavírus (covid-19), que já infectou 3 milhões de pessoas e provocou 200 mil mortes em todo o mundo, virou de cabeça para baixo o cenário do futebol internacional.

Os campeonatos mais importantes do planeta estão parados desde o começo de março. Mas, com o declínio do vírus em algumas partes do mundo, sobretudo na Ásia e na Europa, já há países planejando o retorno de suas competições.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo um guia sobre a situação do futebol em tempos de pandemia. Quais são os países onde a bola ainda está rolando? E aqueles que resolveram encerrar seus campeonatos? Quais as nações que já têm data marcada para o retorno dos seus torneios? E as que ainda não sabem quando isso será possível?

Campeonatos em andamento

A primeira divisão do Tadjiquistão ainda teve rodada no último fim de semana, mas suspendeu suas atividades até o dia 10 de maio. Assim, apenas quatro países continuam com suas competições de futebol em atividade: Belarus, Nicarágua, Taiwan e Turcomenistão.

Campeonatos que foram encerrados

A Holanda anunciou que a temporada 2019/2020 ficará sem campeão e que os dois primeiros colocados do seu campeonato nacional, Ajax e AZ Alkmaar, ficarão com as vagas do país na próxima Liga dos Campeões. Além disso, o rebaixamento foi congelado. Ou seja, a liga terá na temporada que vem os mesmos 18 participantes da atual.

Ainda no começo do mês, a Bélgica também anunciou que sua primeira divisão não retornaria e deu o título para o Brugge, que ocupa a liderança da classificação. No entanto, essas decisões ainda estão em suspenso. Uma definição está prevista para sair nesta semana.

Na América do Sul, o presidente da Associação de Futebol da Argentina (AFA) anunciou ontem (27) que a temporada 2019/2020 está encerrada. Como já estava decidido, o título fica com o Boca Juniors. Mas não haverá rebaixamento.

Campeonatos com retorno marcado

A Coreia do Sul foi o primeiro país relevante no cenário global a anunciar a volta do seu futebol. A temporada 2020 da K-League será iniciada no dia 8 de maio, mais de dois meses depois da data inicialmente programada.

Já no futebol de seleções, o pontapé inicial eliminatórias sul-americanas da próxima Copa do Mundo está marcado para setembro, enquanto a Copa América e a Eurocopa, que seriam disputadas neste ano, foram transferidas para junho de 2021.

Campeonatos com retorno indefinido

Das ligas nacionais mais importantes da Europa, a primeira a retomar as atividades deve ser a da Alemanha. A Bundesliga deve decidir ainda nesta semana se a competição voltará a ser disputada já na primeira quinzena do próximo mês (possivelmente em 9 de maio).

Os outros campeonatos do Velho Continente, assim como os da Ásia e da Europa, dificilmente terão jogos tão cedo. A previsão é que a maioria deles retorne entre os meses de junho e julho.