'Ainda Estou Aqui' mostra a genialidade do cinema brasileiro
Na noite de sexta-feira (18), fui ao Espaço Augusta, aqui em São Paulo, a convite do cineasta Walter Salles, para assistir à apresentação do incrível filme 'Ainda Estou Aqui'.
Cruzei muita gente que não via há muito tempo, principalmente o próprio Walter, a maravilhosa Fernanda Torres, que está esplêndida nesse filme, assim como o são-paulino Selton Mello.
Antes de me envolver totalmente com essa história, deu ainda para conversar rapidamente sobre o seu time.
"Selton, e o Tricolor?"
"Pô Casão, agora jogou muito contra o Vasco, mas tinha que ter feito isso na Libertadores e na Copa do Brasil."
Bom, vamos para o filme!
A história é baseada no livro do meu querido amigo Marcelo Rubens Paiva, que conta exatamente a história da família Paiva, mais especificamente sobre a sua mãe Sra. Maria Lucrécia Eunice Facciolla Paiva.
É um filme forte, pela história cruel, dramática e covarde que a Sra. Eunice Paiva e seus cinco filhos (Marcelo Rubens Paiva, Vera Silva Facciolla Paiva, Maria Eliana Facciolla Paiva, Ana Lúcia Facciolla Paiva e Maria Beatriz Facciolla Paiva) sofreram com o desaparecimento de seu marido e pai deste quinteto, o ex-deputado Rubens Paiva.
Cenas de dor física e psicológica impressionam pela qualidade do trabalho cinematográfico de Walter e toda a sua equipe.
É impossível não se envolver, sofrer e se revoltar com tudo o que foi colocado em nossa cara e manchou politicamente a nossa história.
A gente sente a dor com os gritos das pessoas sendo torturadas cruelmente pelos homens da ditadura.
Sentado na sala do cinema, me senti angustiado, como a Sra. Eunice, interpretada maravilhosamente pela atriz Fernanda Torres. Primeiro, ela sofreu à procura de informações sobre onde estaria seu marido, Rubens Paiva, e depois foi em busca para saber o que teria acontecido com corpo do companheiro.
É duro ver quantas pessoas foram sepultadas como indigentes ou jogadas ao mar, talvez algumas ainda vivas, para eliminar provas depois da covardia da tortura de muitos dias que sofreram sem parar.
Mas, ao mesmo tempo, me sinto forte, porque foi isso que a Sra. Eunice passou para seus filhos e para todos que estavam assistindo (ou ainda irão) à impressionante obra de Walter
Não posso deixar de destacar a genialidade de Marcelo ao escrever os seus livros, principalmente a sensibilidade que demonstra ao contar parte da sua história, como o clássico 'Feliz Ano Velho' e o genial 'Ainda Estou Aqui'.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberForça, resistência, insistência é o que Marcelo mostra sobre a sua mãe, algo que Walter soube passar para a tela e nos mostrar com muita clareza e perfeição.
No final, temos a presença sempre marcante e magistral de uma das maiores atrizes de todos os tempos, Fernanda Montenegro, também a interpretar a Sra. Eunice na fase idosa.
A passagem dos momentos da juventude da Sra. Eunice, com Fernanda Torres, para a fase final com a sua mãe, Fernanda Montenegro, é simplesmente esplêndida e mostra com realismo essa mudança.
Não posso deixar de destacar todos os atores e atrizes que participaram dessa obra maravilhosa e que fizeram um trabalho a altura dessa história: Daniel Dantas, Valentina Herszage, Marjorie Estiano, Olívia Torres, Antônio Saboia, Maeve Jinkings, entre outros.
Fiquei impactado por minutos, desnorteado, pensando muito na vida e demorei um pouco para assimilar tudo o que vi nas 2 horas e 45 minutos. Foram diversas sensações manifestadas ao mesmo tempo.
Senti privilegiado por estar ali junto com Juca Kfouri, Xico Sá, entre tantas outras pessoas de diversas áreas, para presenciar um dos melhores filmes que já assisti.
Só uma "carteirada oscariana" para que 'Ainda Estou Aqui' não concorra ao Oscar de melhor filme estrangeiro, assim como Fernanda e Selton, como melhor atriz e ator, sem contar o Walter Salles, como melhor diretor.
Não estou exagerando, é a pura realidade.
Vou torcer muito para que isso aconteça, pois serão justíssimas essas indicações.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.