Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

O raio-X da crise da seleção brasileira

Há uma sequência de coincidências entre a partida desta quinta-feira (10) contra o Chile e a última derrota para os chilenos, em Santiago. Era a primeira rodada das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. Dunga, o treinador, mexeu em três posições em comparação com a partida anterior, o amistoso contra os Estados Unidos. Neymar estava ausente, o Brasil tinha sido eliminado da Copa América nas quartas-de-final, nos pênaltis, dois meses antes.

"Tá em crise, chama o Chile!" O mantra de Galvão Bueno não deu certo e a seleção perdeu feio, por 2 x 0,

Diferentemente da primeira passagem de Dunga, havia problemas e inseguranças entre os jogadores com o técnico, naquela época.

Hoje, a situação é parecida. Estamos na última rodada do primeiro turno, Neymar está fora, Dorival Júnior muda cinco posições em relação à derrota para o Paraguai, o Brasil foi eliminado nas quartas-de-final da Copa América, nos pênaltis, há três meses. Há insegurança no ambiente, como naquela época, mas desta vez produzido a partir do gabinete da presidência, de onde se espalha absoluta falta de certeza do que se pode falar ou fazer.

Não é por outro motivo que Dorival Júnior diz: "Podem ter certeza, o Brasil estará na final da Copa." Pura insegurança.

A seleção precisa vencer o Chile, mas não será favorita, nem mesmo contra os penúltimos colocados das eliminatórias. Ricardo Gareca está em seu nono compromisso na seleção chilena e, como o Brasil, precisa dar respostas à sua torcida.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

3 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Yoshitsugu Sakai

O que me deixa p da vida é pararem os campeonatos pra gente ver esta porcaria, mais irritante do que ver esta seleção tocando pra trás e só ver este tal de Abner, saído não sei de onde pra titular, este Danilo, que nunca jogou nada e não sai do time, enfim, ver um jogo horroroso no lugar de uns cinco ou seis interessantes só posso creditar a esta tirânica organização que rege o futebol, melhor seria acabar com a FIFA e tudo que é mundial, só competição regional.

Denunciar

Alexandre Machado

Ninguem liga para esta porcaria antiga e ultrapassada….

Denunciar

Luiz Carlos de Moraes Hecker

Claro q o Brasil vai se classificar pra próxima Copa, qq catadão brasileiro se classificaria, os concorrentes são mto, mas mto ruins. O problema é q o time é fraco, faltam jogadores, técnico, comprometimento e apoio da torcida!!

Denunciar