Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Quem é Luis Zubeldía, o novo treinador do São Paulo, taticamente

O argentino Luis Zubeldía é o novo técnico do São Paulo, com contrato sacramentado para dirigir a equipe até o final de 2025. A notícia foi inicialmente confirmada pela colunista da Folha de S.Paulo e da BandNews Monica Bergamo. André Hernan também confirma a notícia.

Zubeldía era o treinador da LDU, que eliminou o São Paulo nas semifinais da Copa Sul-Americana do ano passado. Na sequência, venceu a finalíssima contra o Fortaleza e também a decisão do Campeonato Equatoriano, ambos nos pênaltis,

Em 71 partidas pelo time de Quito, venceu 37, perdeu onze. Teve 62% de aproveitamento, superior aos 50% de Thiago Carpini, no São Paulo. No início de 2024, foi um dos treinadores selecionados para entrevistas pela direção do São Paulo, mas o encontro virtual acabou não acontecendo.

Zubeldía gosta de montar seus times no 4-4-2, variação para 4-2-3-1. Marca preferencialmente em bloco médio, não é maníaco pela pressão alta e jogou fora de casa de maneira totalmente diferente de como mandante.

Contra o São Paulo, no Morumbi, perdeu o jogo por 1 x 0 e teve 34% de posse de bola. Venceu nos pênaltis, também.

Zubeldía é bom técnico, mas não tem muitos títulos. Apenas os dois pela LDU, em 16 anos e dez experiências em clubes diferentes durante sua carreira. Apesar do sobrenome, não tem parentesco com o mítico Osvaldo Zubeldía, tricampeão da Libertadores pelo Estudiantes, entre 1968 e 1970.

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • Diferentemente do que foi informado, Zubeldía teve 62% de aproveitamento, e não 52%, sob comando da LDU. O texto foi corrigido.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes