Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Champions das viradas! Dembele e Mbappé eliminam o Barça e Dortmund dá show

O sexto mata-mata de Champions League entre Barcelona e Champions League teve um grande personagem: Dembele. E um artilheiro: Mbappé. A goleada por 4 x 1, depois de perder em casa, vinga a história virada do Barça, em 2017, quando caiu por 4 x 0 em Paris e fez 6 x 1 no Camp Nou. Agora, o inverso. Pela segunda vez consecutiva, o PSG aplica 4 x 1 no Barcelona na Catalunha.

Era para ser Mbappé. Em parte, foi o maior craque do futebol mundial depois de Messi e Cristiano Ronaldo, porque o camisa 7 francês marcou o gol de pênalti que garantiu a virada, de 2 x 3 para 3 x 1, No placar agregado, PSG 5 x 4 Barcelona.

Mas o craque do jogo foi Dembele.

Insistentemente vaiado pela torcida no Olímpico de Montjuic, que pela primeira vez na temporada lotou o estádio alternativo à reforma do Camp Nou. O Barça fez 1 x 0, quando era dominado pelo Paris Saint-Germain.

Os jornais europeus tratavam da disputa pela bola, lamentavam haver apenas uma, para dois discípulos de Johan Cruyff. Luis Enrique, último técnico campeão pelo Barcelona, atual treinador do Paris, dizia que tomaria a bola no início do jogo e não a largaria mais.

Não largou mesmo.

Mesmo quando sofreu o gol de Raphinha, estava melhor na partida.

Seguiu assim, a ponto de empatar a partida em passe de Barcola e finalização de Dembele, aos 40 minutos. Barcola teve atuação irrepreensível, Dembele, mais ainda. Incrível. Mbappé era seu coadjuvante, não fosse o fato de marcar dois gols.

Barcola invadiu o campo de ataque, foi travado por Araújo e conseguiu a expulsão do zagueiro uruguaio. Transformou o jogo, tanto quanto Dembele, que sofreu o pênalti decisivo, depois de Vitinha marcar de fora da área, falha de Frenkie de Jong e Lewandowski que não deram combate, atraso de Ter Stegen, que não alcançou a bola chutada de longe.

Continua após a publicidade

Apesar da grande atuação de Barcola, Dembele foi o craque do jogo. Mbappé, coadjuvante, mas herói pelo gol da vitória, marcado de pênalti, e o que fechou o placar e a classificação em 4 x 2, aos 44 do segundo tempo.

Em Dortmund, êxtase. Sempre com cinco homens na última linha de ataque, contra os cinco defensores do Atlético de Madrid, fez 2 x 0 com atuações brilhantes de Brandt e Maatsen, levou o empate do Atlético no início do segundo tempo e teve Sabitzer, o melhor em campo, homem de dois passes decisivos e o gol da vitória. Sabitzer ofereceu os gols a Maatsen e a Fullkrug.

Foi a terça-feira das viradas. O Borussia Dortmund diante de 66 mil espectadores. Vai enfrentar o Paris Saint-Germain nas semifinais inéditas da Champions League.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes