Olhar Olímpico

Olhar Olímpico

Siga nas redes
Reportagem

Newsletter: Pan vai começar, mas longe da TV. Veja onde e a quem assistir

Esta é parte da versão online da newsletter Olhar Olímpico enviada hoje (17). A newsletter completa traz destaques sobre o que esperar do Pan de Santiago, que começa nesta sexta (20), e ainda fala sobre o resultado amargo do Brasil no Mundial de vôlei de praia, apesar de uma medalha de prata. Quer receber antes o pacote completo, com a coluna principal e mais informações, no seu e-mail, na semana que vem? Clique aqui e se inscreva na newsletter. Para conhecer outros boletins exclusivos, assine o UOL.

****

Sem transmissão na televisão, seja aberta ou fechada, os Jogos Pan-Americanos de Santiago começam oficialmente na sexta-feira (20) com exibição exclusiva no streaming. Será a primeira vez desde 1995 que o brasileiro, zapeando a TV, não vai ver a transmissão de nenhuma medalha de ouro.

O torneio, que vai até 5 de novembro, percorrendo o espaço entre três finais de semana, terá transmissão pelo Canal Olímpico, uma parceira entre COB e NSports, e pela Cazé TV, no Youtube. O UOL terá um programa de vídeo diário, às 19h (de Brasília).

Por que a TV aberta não vai transmitir?

Dona dos direitos do Pan desde 2011 para a TV aberta, a Record rescindiu o contrato durante a pandemia e a PanAm Sports pediu US$ 10 milhões para renegociá-lo com a Globo, que achou o valor abusivo. O COB entrou na jogada e comprou pra ele mesmo os direitos, repassando-o, em um acordo comercial, para a Cazé TV.

Será, definitivamente, um Pan diferente, e a transmissão pelo streaming é só um exemplo disso. A Olimpíada de Tóquio mostrou um torcedor brasileiro muito mais apaixonado do que seus pares de outros países, e os números das redes sociais de atletas e do Time Brasil comprovam isso.

Quem tem chance?

Se "o brasileiro gosta de quem ganha", como já foi dito tantas vezes ao longo de décadas, então agora mais do que nunca existem atletas olímpicos para se gostar. E, de novo, Tóquio foi a grande prova disso. Havia sempre algum brasileiro com maior ou menor chance de pódio para se torcer. No Pan, isso vai se repetir.

Continua após a publicidade

Quase toda a elite do esporte brasileiro vai estar em Santiago, e são grandes as chances de o Brasil repetir o segundo lugar do quadro de medalhas de Lima-2019, apesar de o Canadá estar mandando ao Chile uma equipe bem mais forte do que a usual. Os EUA devem continuar muito à frente.

Só no primeiro dia de competições, sábado (21), teremos os seguintes brasileiros com boas chances:

  • Rayssa Leal e Pâmela Rosa competem no skate street;
  • quatro brasileiros medalhistas em Mundiais de Boxe este ano lutam as eliminatórias;
  • o tiro tem o medalhista olímpico Felipe Wu;
  • Ingrid Oliveira tenta mostrar que vai brigar por pódio em Paris nos saltos ornamentais;
  • a seleção masculina de 3x3 faz seus primeiros jogos depois de ser quarta colocada na último Mundial;
  • e Duda e Ana Patrícia voltam às quadras após o vice-campeonato mundial.

Isso sem falar na natação, vôlei, taekwondo...

***

Olho no Pan

Quando: 20/10 (sexta) a 5/11 (domingo)
Onde assistir: Canal Olímpico, uma parceira entre COB e NSports, e Cazé TV, no Youtube

Continua após a publicidade

****

O Pan no UOL

O UOL também terá uma equipe forte no Pan. A repórter Beatriz Cesarini chegou hoje (17) cedo por lá, e este colunista que vos escreve pisa no Chile na sexta-feira. No Brasil, um time de jornalistas vai produzir matérias e notas com resultados, além de atualizar o quadro de medalhas e produzir os tradicionais "ao vivo" das competições mais importantes.

Você também poderá acompanhar a cobertura do UOL a partir das redes sociais do UOL e do UOL Esporte e de um programa de vídeo, diário, começando sempre às 19h com depoimentos, entrevistas, e o melhor do que aconteceu nas últimas 24h.

No aquecimento para o Pan, o UOL Esporte publicou alguns especiais nos últimos dias. Deste repórter, quatro perfis de grandes atletas do esporte brasileiro, a partir do olhar de pessoas próximas as eles:

Continua após a publicidade

Da repórter Beatriz Cesarini, uma série sobre saúde mental, com entrevistas com:

****

LEIA MAIS NA NEWSLETTER

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes