Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Sabrina Cass abre Olimpíadas para o Brasil em 21º lugar

Sabrina Cass durante a Olimpíada de Inverno 2022 - REUTERS/Mike Blake
Sabrina Cass durante a Olimpíada de Inverno 2022 Imagem: REUTERS/Mike Blake

03/02/2022 07h59

Um dia antes da cerimônia de abertura, o Brasil fez hoje (3) sua primeira participação nas Olimpíadas de Inverno que estão sendo disputadas em Pequim, na China. Sabrina Cass, de 19 anos, que só recentemente assumiu a nacionalidade esportiva brasileira, depois de ser campeã mundial júnior pelos EUA em 2019, ficou na 21ª colocação na primeira descida classificatória do moguls. Ela segue com chances de ir à final e volta a competir no domingo.

Moguls é como são conhecidos os morrinhos de neve, posicionados ao longo da descida, e que as esquiadoras precisam driblar em alta velocidade. A prova, que tem o nome desses morrinhos, consiste na soma de uma nota ao desempenho delas nesse trecho, uma nota por dois pequenos saltos feitos no percurso, e, com menor peso, no tempo necessário para cruzar a linha de chegada.

Trinta mulheres deveriam participar desta primeira descida, na prova que abriu as competições de neve em Pequim, mas três delas não largaram e uma britânica sofreu uma queda e foi desqualificada. Sabrina Cass foi a 28ª e antepenúltima a se apresentar, atrás exatamente dessa atleta da Grã-Bretanha, Leonie Gerken Schofield, e terrminou na 21ª colocação entre 25 concluintes.

Sabrina acertou um mortal no primeiro salto, mas não teve uma boa chegada, o que tirou sua velocidade na descida, que ela completou em 32s13. Na chegada, celebrou bastante. Com 9.71 de salto e 40.7 de curvas, ela terminou com 62.20 pontos, quase 10 pontos abaixo da última atleta a se classificar diretamente para a final.

"Eu estou muito feliz. Graças a Deus que pude fazer um run [corrida] bom. Eu tinha um pouco dificuldade saindo do primeiro salto, mas estou feliz que consegui colocar tudo junto", comentou Sabrina, ao SporTV. Nascida em New Heaven, nos Estados Unidos, filha de uma brasileira e de um americano, ela tem dificuldades com o português.

As dez primeiras colocadas se classificaram diretamente para a segunda fase, no domingo (6), às 8h30 de Brasília, etapa já chamada "final 1". As demais voltam a competir um pouco antes, às 7h de domingo, em busca de outras 10 vagas. Sabrina, que foi a 21ª colocada hoje, precisa melhorar uma posição para avançar de fase. A meta dela é terminar a Olimpíada entre as 16 melhores. As seis primeiras da "final 1" disputam a "final 2", ainda no domingo, aí sim com distribuição de medalhas.

Diferente do esqui cross country, o Moguls, que é uma prova do esporte esqui estilo livre, não distribui vagas por convite. Assim, as demais 29 participantes são de países com tradição em esportes de inverno e do Cazaquistão, que tem investido no esqui estilo livre. Sabrina era a única representante de país tropical.