Topo

Olhar Olímpico

Pivô de 130kg faz quatro gols e brilha no Mundial de Handebol

Gauthier Mvumbi fez quatro gols pelo Congo contra a Argentina - Reprodução
Gauthier Mvumbi fez quatro gols pelo Congo contra a Argentina Imagem: Reprodução

15/01/2021 20h28

Um jogador da República Democrática do Congo foi o protagonista da primeira rodada do Campeonato Mundial de Handebol que está sendo disputado no Egito. O pivô Gauthier Mvumbi, camisa 15 da seleção africana, chamou atenção pela forma física incomum para a modalidade, especialmente pelo tamanho da barriga.

Mvumbi, porém, mostrou que peso não é documento e complicou a vida da seleção da Argentina. Ainda que seu país tenha menos tradição do que os sul-americanos no handebol, o Congo deu trabalho, perdendo o jogo por 28 a 22. Só o pivô marcou quatro gols nos poucos 11 minutos que ficou em quadra, de acordo com as estatísticas da Federação Internacional de Handebol.

Filho de pais congoleses, Mvumbi nasceu na França e fez carreira no handebol local. Atualmente, defende o Dreux AC, time da quarta divisão francesa, que também é treinado por Francis Tuzolana, técnico da seleção. Depois de disputar as três últimas edições do Campeonato Africano e dos Jogos Pan-Africanos, esta é sua primeira participação em um Mundial.

"É um verdadeiro orgulho usar esta camisa. Nunca pensei que um dia iria passar por isso, então temos que aproveitar, é um sonho. Não temos absolutamente nada a perder, então vamos dar o nosso melhor. Eles têm dois braços e duas pernas como nós. Faremos o que for necessário e, se possível, incomodaremos algumas equipes", disse ele ao site L'Echo Républicain.

O congolês Mvumbi jogando por seu time na França - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

As informações disponíveis na internet, porém, são contraditórias quanto à altura e ao peso do gigante congolês. O site do Mundial informa 1,79m e 89 quilos, algo muito contrastante com o que se vê nas imagens do jogo contra a Argentina. O site da liga francesa recentemente fez uma matéria sobre ele citando que o pivô tem 130 quilos e 2 metros de altura.