PUBLICIDADE
Topo

Olhar Olímpico

Brasileiro Henrique Avancini é ouro na Copa do Mundo

Henrique Avancini - Divulgação
Henrique Avancini Imagem: Divulgação
Demétrio Vecchioli

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Dedicado à cobertura de esportes olímpicos, escreveu para o UOL, para a revista Istoé 2016, foi colunista da Rádio Estadão e, antes do Olhar Olímpico, manteve o blog Olimpílulas. Neste espaço, olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. No Olhar Olímpico têm destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa. Se você tem críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas, escreva para demetrio.prado@gmail.com

02/10/2020 13h31

Número 2 do ranking mundial, o brasileiro Henrique Avancini alcançou hoje (2) sua quarta vitória em uma etapa de Copa do Mundo no Mountain Bike. O triunfo veio em Nove Mesto, na República Tcheca, onde estão sendo disputadas as duas primeiras etapas da temporada.

No total serão realizadas quatro provas em Nove Mesto, duas em cada etapa, sendo sempre uma de short track (percurso mais curto) e outra de XCO, a versão olímpica, mais longa. No começo da semana, na primeira etapa, Avancini sofreu uma queda no short track e foi quinto no XCO.

Hoje, ele pedalou forte no sprit para deixar para trás, no photo finish, o suíço Thomas Litscher, o alemão Maximilian Brandl, e o holandês Milan Vader. Até o sétimo colocado, todos terminaram a menos de dois segundos do brasileiro.

Henrique Avancini comemora vitória na Copa do Mundo - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

"Depois de terça-feira, eu revi meus objetivos e sabia que precisava ir com tudo para cima. Com esse pelotão de alto nível, tudo pode acontecer. Não é fácil para ninguém. Mas estou preparado para a vitória. Fui controlando a prova e no final fiz de tudo para me manter em uma posição boa. Isso revigora minhas energias", disse ele após a prova.

Avancini vem derrubando barreiras no moutain bike, um esporte dominado por atletas europeus. Ele atualmente é o número 2 do ranking mundial, só atrás do suíço Nino Schurter, considerado o melhor atleta da história no MTB.