Topo

Olhar Olímpico

Autódromo de Ímola vai receber Mundial de ciclismo

Prova de ciclismo em Ímola - Divulgação
Prova de ciclismo em Ímola Imagem: Divulgação

02/09/2020 13h58

O Autódromo Enzo e Dino Ferrari está com tudo. Antes de de voltar a receber a uma prova de Fórmula 1 depois de 14 anos, o que ocorrerá daqui dois meses, o circuito de Ímola será a sede do Campeonato Mundial de Ciclismo de Estrada, que será realizado ainda no final do mês. A novidade foi anunciada pela União Ciclística Internacional (UCI) hoje (2). Não existe previsão de participação de brasileiros.

O Mundial deveria ser realizado em Aigle-Martigny, na Suíça, mas o governo daquele país segue proibindo eventos com mais de mil pessoas até pelo menos 30 de setembro, três dias depois do final do Mundial. Por isso, os organizadores desistiram da competição e criaram um problema para a UCI, que precisa do dinheiro gerado pelo evento para manter as finanças em dia.

Ímola surgiu então como opção. A prova será disputada em um pequeno circuito de 28 quilômetros, que começa e termina no autódromo, que tem estrutura suficiente para abrigar delegações de diferentes nacionalidades em boxes separados, evitando contato. Esse circuito será percorrido nove vezes pelos homens e cinco pelas mulheres. Também a prova de contrarrelógico será disputada tendo o autódromo como base.

A UCI entende que a realização do Mundial não é arriscada do ponto de vista sanitário porque todos os principais ciclistas do mundo já estão na Europa. O ciclismo de estrada de fato já voltou no Velho Continente, tanto que a Volta da França está sendo disputada normalmente. Mas as categorias de base exigiriam viagens a partir de países com barreiras sanitárias e, por isso, as provas sub-23 e júnior do Mundial foram canceladas.

O esporte está voltando na Europa. No próximo final de semana será realizado o primeiro Campeonato Mundial desde o início da pandemia, de triatlo, em Hamburgo (Alemanha). Uma prova que seria etapa do Circuito Mundial vai valer como Mundial.