Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Brasileiros pelo mundo: show de Bruno, adeus de Monstro e lesão de Gabriel

O fim de semana marcou a rodada final de três das maiores ligas da Europa: Inglaterra, Alemanha e França. E foi na Premier League — base da seleção brasileira que disputará a Copa América — que os jogadores do país mais se destacaram.

O título ficou com o Manchester City, que só tem um representante brasileiro no elenco: o goleiro Ederson, que não jogou por causa de uma lesão no rosto. Ele já foi cortado da Copa América para se recuperar, mas teve participação fundamental na campanha do inédito quarto título seguido dos Citizens: disputou 33 dos 38 jogos da campanha.

Bruno Guimarães terminou a temporada com 7 gols e recorde de quilômetros na Premier
Bruno Guimarães terminou a temporada com 7 gols e recorde de quilômetros na Premier Imagem: REUTERS/Scott Heppell

Bruno Guimarães dá show; será o último?

O grande brasileiro da rodada da Premier League foi Bruno Guimarães, do Newcastle. Forte candidato a ser titular da seleção na Copa América, o meio-campista deu duas assistências e fez um gol na vitória por 4 a 2 sobre o Brentford, na última rodada da Liga Inglesa.

No primeiro gol, Guimarães encontrou Barnes dentro da área com um cruzamento preciso; no segundo deu passe em profundidade para Isak chutar na saída do goleiro; no quarto, aproveitou o rebote de uma cobrança de falta. Bruno termina a temporada com 7 gols, 10 assistências, e com o recorde de quilômetros percorridos na Liga Inglesa (423 km).

O resultado levou o Newcastle aos 60 pontos, na sétima posição da Premier League. Sem uma vaga nas competições europeias, o clube deve redimensionar o investimento para a próxima temporada. Bruno Guimarães, um dos ídolos do time, é candidato a sair, já que atrai o interesse de outras equipes e tem uma multa rescisória de 100 milhões de libras (R$ 648 milhões).

Gabriel Magalhães está sendo monitorado pelo departamento médico da seleção
Gabriel Magalhães está sendo monitorado pelo departamento médico da seleção Imagem: Reprodução / Arsenal

Magalhães sofre com vice e lesão

O domingo não foi bom para Gabriel Magalhães, outro candidato a titular da seleção de Dorival Júnior. O zagueiro do Arsenal viu o time perder o título da Premier League — mesmo vencendo o Everton por 2 a 1 — e ainda saiu de campo depois de receber uma pancada do malinês Abdoulaye Doucouré.

O clube ainda não divulgou boletim oficial sobre a situação do brasileiro, mas a CBF já está em contato com o Arsenal para monitorar o caso.

Continua após a publicidade

Na tarde de domingo, horas depois de ver Magalhães sair de campo, o técnico Dorival Júnior anunciou mais três convocados para a Copa América, incluindo Bremer, defensor da Juventus. Assim, a lista de 26 nomes passa a ter cinco zagueiros.

Thiago Silva é ovacionado em uma partida pelo Chelsea
Thiago Silva é ovacionado em uma partida pelo Chelsea Imagem: Reprodução/X

Thiago Silva ganha homenagem na despedida

A última partida de Thiago Silva pelo Chelsea foi marcada pela emoção: o zagueiro, de 39 anos, foi titular e jogou os 90 minutos na vitória por 2 a 1 sobre o Bournemouth. Antes do jogo, ele foi homenageado pelo clube.

O "Monstro" entrou em campo com a família, foi aplaudido em um corredor formado pelos colegas e teve o nome gritado pela torcida. No centro do campo, diante dos aplausos do Stamford Bridge, Thiago Silva chorou e agradeceu. Nas arquibancadas, uma bandeira completava a homenagem.

Em quatro temporadas, o brasileiro disputou 155 partidas pelo Chelsea, com 9 gols marcados e os títulos da Champions League, da Supercopa da Europa e do Mundial de Clubes. A próxima parada será o Brasil: o zagueiro voltará ao Fluminense, clube onde também é ídolo.

Continua após a publicidade
Savinho e o técnico Míchel: dupla foi crucial no ano mágico do Girona
Savinho e o técnico Míchel: dupla foi crucial no ano mágico do Girona Imagem: David Ramos/Getty Images

Savinho marca, e Girona é terceiro

A campanha histórica do Girona terminará com o terceiro lugar da Liga Espanhola. Mesmo com uma rodada a ser disputada, o clube catalão já garantiu a posição — atrás apenas de Real Madrid e Barcelona — graças à vitória por 3 a 1 sobre o Valencia, fora de casa.

O gol que abriu o placar foi marcado pelo brasileiro Savinho, que chegou a 11 na temporada, a melhor da carreira. O jogador, de 20 anos, deve reforçar o Manchester City na próxima temporada; mas antes, ele disputou seu primeiro torneio com a seleção principal: a Copa América.

Real Madrid usou time misto e empatou por 4 a 4 com o Villarreal
Real Madrid usou time misto e empatou por 4 a 4 com o Villarreal Imagem: X do Real Madrid

Vini Jr. volta a descansar

Com o título espanhol já garantido, o Real Madrid continua poupando jogadores. No domingo foi a vez de Vini Jr. não jogar um único minuto contra o Villarreal, num movimentado empate por 4 a 4.

Continua após a publicidade

O camisa 7 havia jogado os 90 minutos contra o Alavés, na terça-feira, quando marcou dois gols. Ovacionado pela torcida, ele ouviu até gritos de "Bola de Ouro", em referência ao prêmio para o melhor jogador da temporada, ao qual ele deve concorrer.

Os outros brasileiros do elenco tiveram que trabalhar: Éder Militão foi titular e jogou até os 16 minutos da segunda etapa; Rodrygo, por sua vez, entrou aos 23 do segundo tempo e acertou uma bola na trave.

Caio Henrique voltou a ser titular e deu assistência
Caio Henrique voltou a ser titular e deu assistência Imagem: Reprodução/Instagram

Caio Henrique é titular após 8 meses

O lateral-esquerdo Caio Henrique encerrou de forma feliz uma temporada de altos e baixos: ele foi titular na goleada de 4 a 0 do Monaco sobre o Nantes, pela última rodada do Campeonato Francês. De quebra, o brasileiro ainda deu uma assistência para o segundo gol, marcado por Thilo Kehrer.

A temporada de Caio Henrique teve de tudo um pouco. Depois de ser o líder de assistências na Europa nos primeiros meses da Liga Francesa, ele chegou à seleção pelas mãos de Fernando Diniz e parecia destinado a ter um ano perfeito. Mas uma entorse nos ligamentos do joelho esquerdo levou o brasileiro à mesa de cirurgia.

Continua após a publicidade

O retorno, nessa reta final da temporada é uma ótima notícia para o Monaco e para a seleção, que passa a mais uma opção para o setor, após a disputa da Copa América.

Galeno não comemorou o gol, mas foi abraçado pelos colegas
Galeno não comemorou o gol, mas foi abraçado pelos colegas Imagem: Reprodução / Porto

Galeno garante Porto em terceiro

O Porto venceu o Braga por 1 a 0, num jogo que era visto como uma espécie de final: valia o terceiro lugar da Liga Portuguesa e uma vaga direta na fase de grupos da Europa League.

O herói da vitória foi o brasileiro Galeno, que marcou o único gol da partida, aos 38 da segunda etapa. Ele recebeu passe pela esquerda e bateu de chapa, na saída do goleiro Matheus. Em respeito ao ex-clube, não comemorou.

O lateral-esquerdo Wendel, o meia Pepê e o atacante Evanílson, todos na lista de Dorival Júnior para a Copa América, foram titulares.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes