Topo

Olhar Olímpico

Los Angeles inova e divulga diversas logomarcas dos Jogos de 2028

01/09/2020 18h10

Os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2028 terão não uma, mas diversas logomarcas. E outras ainda poderão surgir. No dia em que se celebra a marca de oito anos para Los Angeles-2028, os organizadores divulgaram uma logomarca em movimento, constantemente alterada na letra A de "LA", como é conhecida a cidade sede.

Pela primeira vez, a logo será um GIF, não uma imagem única. "Lutamos por um tempo com essa tensão entre os emblemas tradicionais em todos os esportes, que são estáticos, e LA, que é uma cidade dinâmica e em mudança. Quando você pergunta às pessoas o que Los Angeles representa, você obtêm muitas respostas", comentou Casey Wassermann.

Por enquanto são 26 formas diferentes da representar os Jogos de 2028, desenhadas por pessoas de todo tipo. Foram convidadas a apresentar seus projetos desde designers e tatuadores até a cantora Billie Eilish e a atriz Reese Witherspoon. Também atletas foram consultados, entre eles a velocista Allyson Felix, a snowboarder Chloe Kim e a ginasta Gabby Douglas.

"Todo mundo faz parte da história de LA", disse Janet Evans, executiva do comitê organizador e ex-nadadora "A melhor maneira de capturar a energia de Los Angeles e dos Jogos é por meio de uma coleção de vozes", avaliou, também aos Los Angeles Times.

Onde for possível, a logomarca, ou as logomarcas, serão apresentadas em movimento, passando de uma para outra. Quando for necessário imprimir, as logomarcas serão escolhidas de acordo com a circunstância.

Los Angeles vive uma situação incomum, tendo sido escolhida como sede dos Jogos de 2028 (depois de candidatar-se por 2024) onze anos antes da competição. A regra é que essa escolha ocorra sete anos antes. Isso dá à cidade californiana mais tempo para cada etapa do processo de organização. No Rio, por exemplo, a logomarca foi conhecida cinco anos e meio antes da abertura.