PUBLICIDADE
Topo

Título de liga de hóquei será decidido no videogame

Final da liga finlandesa de hóquei - Divulgação
Final da liga finlandesa de hóquei Imagem: Divulgação
Demétrio Vecchioli

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Dedicado à cobertura de esportes olímpicos, escreveu para o UOL, para a revista Istoé 2016, foi colunista da Rádio Estadão e, antes do Olhar Olímpico, manteve o blog Olimpílulas. Neste espaço, olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. No Olhar Olímpico têm destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa. Se você tem críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas, escreva para demetrio.prado@gmail.com

07/04/2020 12h07

Uma das principais ligas de hóquei no gelo do mundo, da Finlândia, vai substituir os duelos reais pelos virtuais. A SM-Liiga vai realizar a fase de playoffs da temporada 2019/2020 com partidas no jogo de videogame NHL 20, mais famoso simulador de hóquei no gelo, que é ligado à liga norte-americana da modalidade. A plataforma escolhida é o Playstation.

A liga, disputada por 15 times durante 59 rodadas, teve sua última rodada disputada no dia 12 de março. Os playoffs deveriam começar em seguida, mas o governo local decretou Estado de Emergência no dia 16 de março e proibiu qualquer aglomeração com mais de 10 pessoas, adiando a fase de mata-mata.

Desde então o número de casos confirmados da Covid-19 não para de crescer e, com 27 mortos, a Finlândia mantém as regras de distanciamento social. Com a aproximação do calor, a SM-Liiga decidiu dar a temporada por cancelada, mas, para oferecer entretenimento aos fãs, manteve os playoffs entre as 12 melhores equipes da primeira fase.

Cada time escolheu um jogador do próprio elenco ou um torcedor para representá-lo na competição, sem a contratação de jogadores profissionais de NHL 20. As partidas serão em melhor de cinco jogos e serão exibidas ao vivo para todo o país, com narrador e comentaristas. As partidas serão às quartas-feiras e sábados, dias nobres do hóquei na Finlândia, com a final prevista para o dia 25 de abril.

A Finlândia é uma das principais forças mundiais do hóquei no gelo, uma das modalidades esportivas mais populares do país. A seleção nacional ganhou medalha em quatro das últimas seis edições dos Jogos Olímpicos de Inverno e é a atual campeã mundial da modalidade.