PUBLICIDADE
Topo

Danilo Lavieri

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Em embate com a Konami, Palmeiras fica fora do Paulistão virtual

Simulação do título da Copa do Brasil pelo Palmeiras no PES - Reprodução
Simulação do título da Copa do Brasil pelo Palmeiras no PES Imagem: Reprodução
Danilo Lavieri

Danilo Lavieri começou a carreira em 2008 e trabalha com futebol desde 2010. Já cobriu Copa, Olimpíada, escreveu a biografia do goleiro Marcos (Nunca Fui Santo) e ganhou prêmio de furo do ano da Aceesp em 2019.

Colunista do UOL

24/03/2021 12h04Atualizada em 24/03/2021 12h10

A Federação Paulista de Futebol (FPF) lançou hoje (24) o seu campeonato de futebol virtual. A competição será disputada no jogo Pro Evolution Soccer e não contará com o Palmeiras, que vive um longo embate com Konami, produtora do game. Na semana passada, inclusive, o time enviou uma notificação extrajudicial para a empresa por uso indevido de imagem.

VEJA TAMBÉM: Ademir qualifica elenco, mas não resolve principal problema do Palmeiras

Como já mostrou o blog, o Alviverde não entrou em acordo com nenhuma empresa de games para fazer o licenciamento de sua marca, sendo o único entre todos os times da Série A e B a ficar sem um acordo. Mesmo assim, a diretoria se surpreendeu ao ver imagens do jogo simulando os títulos da Libertadores e da Copa do Brasil, o que provocou essa última ação antes de ir aos tribunais.

Libertadores-PES-Palmeiras - Reprodução/TudoDePES - Reprodução/TudoDePES
Torcedores conseguiram criar Palmeiras no Pro Evolution Soccer mesmo sem acordo do clube com a Konami
Imagem: Reprodução/TudoDePES

Divulgado por sites especializados em games e distribuídos nas redes sociais, as imagens trazem os jogadores com faces muito próximas da realidade, uniforme, símbolo e patrocinadores. Há, inclusive, o uso da imagem do troféu da Libertadores, que tem os direitos com o Fifa, que é concorrente e produzido pela EA Sports.

Essa personalização é feita por torcedores em uma ferramenta disponibilizada pelo Pro Evolution Soccer para os seus usuários. Ainda assim, o clube entende que é responsabilidade da Konami vetar o uso indevido da imagem. A produtora não se manifestou a respeito do tema.

Em meio a essa disputa, Palmeiras e Federação Paulista de Futebol desistiram de procurar uma alternativa para que a equipe do Palestra Itália pudesse ser representada na competição e a decisão foi por lançar a novidade mesmo sem o Alviverde. Os jogos do E-Paulistão terão transmissão on-line nos canais da FPF no Twitch e YouTube