Relatório vazado mostra que nova cara da Jaguar preocupa até os designers
Ler resumo da notícia
Com uma reformulação de marca visando um futuro elétrico, a Jaguar deu o que falar há alguns meses com uma radical campanha publicitária na qual mudou o seu logo, contou com atores com roupas coloridas e divulgou um novo veículo conceito. Tanto o carro quanto as campanhas representaram uma ruptura para a empresa.
A repercussão foi bastante dividida entre os fãs, e até mesmo internamente - no time de design da marca - a recepção não foi unânime.
O que aconteceu
O vazamento de uma carta interna da Jaguar, obtida pela Autocar India, relata que nem todos dentro da empresa britânica ficaram felizes com o radical rebranding pelo qual a marca passou no fim de 2024.
A carta do time de design - assinada por 25 a 30 pessoas - foi enviada ao Diretor de Criação da marca, Gerry McGovern. A raiz das frustrações está na terceirização do projeto de reformulação da marca para a Accenture Interactive, contratada em 2021.
Entretanto, a carta foi feita em setembro de 2022, quase dois anos antes da divulgação do novo conceito, de carros de luxo 100% elétricos.
A carta diz: "sentimos que o logotipo se desconecta da narrativa e da identidade visual dos produtos Panthera (plataforma de elétricos desenvolvida pela Jaguar para seus próximos carros). No produto, parece muito arredondado e lúdico, o que não nos transmite a sensação de 'Exuberância'".
A identidade visual também foi tida como genérica e muito semelhante à de outras montadoras.
À Autocar, a Jaguar não refutou a carta, e disse: "à medida que navegamos nessa transformação significativa, naturalmente nos envolvemos em inúmeras discussões e debates para refinar e evoluir nosso pensamento. Juntos, abraçamos essas oportunidades de crescimento e inovação, garantindo que nossos esforços coletivos levem a resultados significativos e impactantes".
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
2 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Extranew
Ficou com cara de BYD
Glauber Oliveira
De bate-pronto, no meu ponto de vista, a ideia rompeu com a história da marca. Ficou genérico demais e sem personalidade, mas até o momento somente vi umas imagens na internet do conceito. Vamos ver os primeiros lançamentos reais para entender o tamanho e o impacto dessa reformulação.