Rodízio em SP: como evitar multas usando apps como Waze e Google Maps
O rodízio de veículos já faz parte do cotidiano dos motoristas da maior metrópole do Brasil há muito tempo. Aplicado desde 1997 em São Paulo, ele teve como finalidade reduzir o tráfego e melhorar o trânsito durante a semana, funcionando de segunda a sexta-feira em pontos distintos da cidade das 7h às 10h e das 17h às 20h.
Porém, alguns motoristas podem ainda não saber, mas é possível traçar rotas para evitar a restrição utilizando aplicativos de navegação de smartphone como Google Maps e Waze.
Waze
Para começar é necessário cadastrar a placa do seu veículo. Para fazer isso, abra o aplicativo e vá em "buscar". Após selecionar o ícone da engrenagem, vá em "detalhes do carro" e "preferências de direção".
Em seguida, clique em "placa do veículo" e coloque os dois números finais da placa do seu veículo. Após isso, basta salvar. Desta forma, no dia do rodízio o aplicativo automaticamente irá traçar rotas que fujam de vias onde o tráfego é restrito.
Ainda assim, caso o motorista prefira não inserir a placa do veículo no Waze, o aplicativo reconhecerá áreas de rodízio, sendo possível traçar um caminho que não passe por radares.
Google Maps
Clicando no ícone da conta do Google no canto superior direito, clique em "configurações", selecione "configurações de navegação" e depois "evite multas de rodízio".
Após isso, apenas clique em "salvar seu dia de rodízio" e indique o final de sua placa e o dia da semana de seu rodízio. Depois, basta salvar as opções. Assim, o aplicativo traçará uma rota de acordo com o dia.
Da mesma maneira que o Waze, o motorista também pode escolher não colocar a placa do veículo e apenas trafegar evitando áreas de rodízio, usando o caminho que o aplicativo traça que não passa por radares.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Deixe seu comentário