Uber deve ser tratado como "serviço de transporte", decide tribunal da UE
Suprema corte da União Europeia acaba com falta de consenso e determina que serviço deve ser regulamentado como táxi
O Tribunal de Justiça da União Europeia, mais alta corte do Poder Judiciário do bloco, decidiu nesta quarta-feira (20) que o aplicativo Uber deve ser classificado como um "serviço de transporte" por seus 28 países membro. A decisão é de última instância e a ela não cabe recurso.
De acordo com a sentença, "há de se considerar que um serviço de intermediação que tem por objetivo conectar condutores que utilizam seus próprios veículos com pessoas que desejam realizar um deslocamento urbano, mediante um aplicativo para celulares inteligentes e em troca de remuneração, está indissociavelmente vinculado a um serviço de transportes e, portanto, deve ser classificado como 'serviço do âmbito de transportes'."
Veja mais
+ Anda de Uber? Logo você poderá rodar num Volvo autônomo
+ Assim era um "Uber" do século 18; conheça relíquias
+ App promete diagnosticar falhas do carro por Bluetooth
+ Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
+ Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
+ Instagram oficial de UOL Carros
+ Siga UOL Carros no Twitter
Com a decisão, todos os países da UE estão autorizados a regulamentar o Uber nos mesmos moldes de uma companhia de táxi. O serviço será obrigado a contar apenas com motoristas profissionalmente licenciados e a registrar seus colaboradores como funcionários em toda a região.
A decisão coloca fim a diversas batalhas judiciais enfrentadas pelo Uber nos últimos cinco anos contra governos e associações profissionais de taxistas da Europa. O processo em questão foi liderado pela Associação Élite Taxi, de Barcelona (Espanha). Em toda a Espanha, aliás, o funcionamento do Uber estava proibido devido à falta de consenso jurídico sobre sua legalidade.
Já outros países da Europa vinham autorizando somente a execução do serviço UberX, que deve ser realizado por motorista profissional. Em nota divulgada a veículos de comunicação europeus, a assessoria local do Uber afirmou que "a decisão não provocará praticamente nenhuma mudança na operação, pois quase todos os países da UE já regulamentam o Uber sob as leis dos serviços de transportes".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.