FCA aposta em conceito futurista capaz até de reconhecer dono; conheça
Protótipo Chrysler Portal é autônomo, elétrico e tem interior configurável
O grupo FCA Fiat-Chrysler apresentou na noite de terça-feira (3) em Las Vegas (Estados Unidos) aquela que pode ser considerada sua primeira mostra mais consistente de visão sobre o automóvel do futuro.
Batizado de Chrysler Portal Concept, o protótipo será exibido nos próximos dias no CES -- tradicional salão de tecnologia que terá cobertura in loco de UOL Carros --, e traz soluções que vão além do cada vez mais óbvio casamento entre propulsão elétrica e condução autônoma.
Parte de suas ideias vem da já existente Chrysler Pacifica, porém em plataforma inteiramente nova. De acordo com a fabricante, o Portal Concept tem interior modular e é capaz até de reconhecer seu dono e usuários frequentes, além de trazer novas diretrizes de segurança para andar sozinho.
É por esses predicados que a FCA se gaba em dizer que o Chrysler Portal Concept é um projeto "desenvolvido por millenials para millenials" -- millenial é como os americanos chamam a atual geração Y ou geração do milênio, nascida entre 1980 e 2000.
Modular e inteligente
O que uma pessoa faz quando sai do estado de solteira para ter uma família com filhos? Troca seu veículo por outro maior.
Essa é uma lógica que o Portal Concept tenta quebrar ao oferecer um interior totalmente configurável entre um e seis assentos. Todos os bancos são independentes (incluindo cintos de segurança integrados diretamente a eles) e podem ser retirados e novamente encaixados sempre que o proprietário quiser.
Também deslizam por trilhos que vão praticamente de uma ponta à outra o chão, o que permite organizar variadas posições de assentos e de espaço para bagagem.
Claro que nem tudo poderá ser aplicado quando o Portal Concept virar um carro de verdade -- o que não deve demorar tanto assim, a julgar pela sua aparência não tão futurista assim --, mas aqui estamos falando de um projeto conceitual, onde possibilidades não têm limites.
O protótipo possui ainda três telas de serviço multimídia (duas no painel e uma central, pendurada ao teto), oferece integração com celulares, tablets e câmeras por indução ou através de 12 pontos de conexão por cabo, e também faz reconhecimento de voz e rosto dos usuários.
Com isso, consegue criar um banco de dados que permitem proporcionar experiências personalizadas a cada usuário: que rotas pretendem fazer; que temperatura de ar-condicionado preferem; qual músicas gostam de ouvir...
Um autônomo precavido
De acordo com a FCA, o Portal Concept já está no estágio 3 da condução autônoma, em que é capaz de andar sem interferência humana por longos percursos, desde que haja um condutor sempre alerta às movimentações viárias ao seu redor.
Por isso, além das câmeras, radares, sensores a laser e sensores ultrassônicos espalhados pela carroceria, a minivan contará com uma câmera interna, capaz de detectar se o motorista está ou não prestando atenção na estrada, mesmo em modo autônomo.
Caso não esteja, o veículo emitirá um alerta e, se não for respondido, procurará sozinho uma área de acostamento ou estacionamento para parar. É uma medida que tentará evitar acidentes como os que recentemente ocorreram com carros semi-autônomos de Uber, Google e Tesla.
Movido 100% a eletricidade, o conceito dispõe de uma grande bateria de íon-lítio, com 100 kWh de capacidade, posicionada no assoalho. Um pequeno motor (uma "fração" de um propulsor convencional a combustão, nas palavras da própria FCA) gera energia apenas para o eixo dianteiro, e a autonomia estimada é de 400 km.
É o que permite que o modelo tenha dimensões razoavelmente compactas, apesar dos longos 2,96 metros de entre-eixos -- como comparação, o Toyota Corolla possui 2,70 m.
Um carregador rápido de alta voltagem (350 kW) permite preencher 60% da carga em apenas 20 minutos, garantindo autonomia extra de 240 km. O volante, tal qual o do Nissan IDS Concept, é retrátil.
Dois grandes anéis de LED foram colocados no entorno das quatro portas (cuja abertura é corrida) e porta-malas, servindo como sinalizadores de múltiplas cores: podem servir como repetidores de seta, alerta de que a porta está sendo aberta ou simplesmente para ajudar a achar o veículo numa área grande.
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